julho 1, 2021 / Soluções para Mercados e Indústrias

Conheça os principais problemas em sistemas solares fotovoltaicos e como resolvê-los

Conheça os principais problemas em sistemas solares fotovoltaicos e como resolvê-los

Com o avanço da tecnologia, a busca por um planeta mais sustentável e a redução nos custos de energia elétrica, ter sistemas solares fotovoltaicos para a geração de energia vem se tornando muito atraente em diversas regiões do Brasil.

Em um país onde o Sol brilha praticamente 365 dias do ano, a instalação de um sistema solar fotovoltaico acaba sendo muito viável.

De acordo com dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o Brasil já ultrapassa a marca de 300 mil sistemas fotovoltaicos de geração distribuída, conectados à rede elétrica. Ou seja, esses sistemas geram mais de 3,6 gigawatts de potência, representando mais de R$ 18,2 bilhões em investimentos acumulados desde 2012.

Gerenciamento de cabos em painéis solaresEsse número, segundo a associação, está representado da seguinte maneira: consumidores residenciais representam 72,5% do total, seguidos de empresas dos setores de comércio e serviços com 17,7%, consumidores rurais 6,8%, indústrias 2,6%, poder público 0,4% e outros tipos, como serviços públicos 0,03% e iluminação pública 0,01%.

Apesar de mais acessível, o sistema fotovoltaico demanda certos cuidados na sua instalação. Sendo assim, empresas qualificadas devem fazer esse trabalho utilizando produtos de qualidade e confiáveis.

Soluções que ajudam nas intercorrências solares

Mesmo que a instalação do sistema fotovoltaico tenha sido realizada corretamente, muitas vezes, problemas podem acontecer. Fique atento a qualquer intercorrência e aja rapidamente para que o problema não se agrave e o custo não se eleve.

Abaixo listamos os problemas mais comuns que podem ocorrem em sistemas fotovoltaicos e como resolvê-los:

#1 Inversor Solar

O inversor solar é um item essencial do sistema de energia solar. Ele converte a energia elétrica gerada pelos painéis solares de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA). Além disso, ele garante a segurança do sistema e mede a energia produzida pelos painéis.

Apesar dos painéis solares terem vida útil de até 20 anos, os inversores solares não duram tanto tempo assim. Sua vida útil aproximada é de 5 a 15 anos, dependendo do modelo e do fabricante.

Muitos problemas em inversores solares ocorrem devido a um mau funcionamento nos painéis ou nos cabos. Se o inversor apresentar mensagem de erro, é necessário consultar o manual para identificar o problema e, se necessário, contatar a assistência.

#2 Problemas no telhado

Durante o processo de instalação do sistema fotovoltaico em residências, problemas como quebras ou soltura de telhas podem ocorrer. Portanto, verifique seu telhado e conserte as telhas quebradas ou soltas.

Fique atento também a problemas como umidade e deterioração do telhado. Por mais que protejam do sol excessivo e das chuvas, os painéis solares podem dificultar a detecção de problemas.

Para que isso não ocorra, faça regularmente a manutenção e o monitoramento tanto dos painéis solares quanto do telhado para que o problema, se encontrado, seja sanado logo no início.

#3 Micro rachaduras ou micro fissuras

Quando pequenas, as rachaduras nos painéis solares são imperceptíveis a olho nu. Entretanto, devido à alta exposição dos painéis às diversas condições climáticas, essas rachaduras podem aumentar seu tamanho.

Por esse motivo, é de suma importância contratar profissionais confiáveis que farão o transporte e a instalação dos painéis solares com todo o cuidado necessário.

Mesmo com todo o cuidado na instalação, a ação do tempo também pode ocasionar essas micro rachaduras nos painéis. Para esse problema, ainda não foram encontradas soluções que tornem os painéis mais resistentes e duráveis.

#4 Problemas nos fios e cabos

Um problema que pode impedir o correto funcionamento dos sistemas solares fotovoltaicos é uma fiação defeituosa. Aqui não falamos somente de fios e cabos inapropriados para o sistema, mas também de conexões frouxas, corrosão e oxidação de componentes que podem interferir na produção de eletricidade.

A utilização de produtos confiáveis e de qualidade, específicos para o uso em sistemas solares fotovoltaicos, é primordial.

Gerenciamento de cabos confiável em instalações solares

A HellermannTyton, empresa que há mais de 50 anos atua com soluções para gerenciamento de fios e cabos no Brasil, conta com produtos específicos para o segmento de energia solar fotovoltaica. Dentre eles podemos destacar:

Fixação

Clip de fixação para uso em bordas de painéis solares.
MSC2: fixador de aço inox para painéis solares.

EdgeClip MSC2 – Trata-se de um clip para bordas usado em aplicações onde o uso de parafusos ou adesivos é impraticável.

Fabricado em aço inoxidável AISI 304, o Edge Clip MSC2 possui alta resistência mecânica e excelente propriedade anticorrosiva. Além disso, sua aplicação é fácil e permite a acomodação de até dois cabos. Por possuir bordas lisas e arredondadas, pode ser instalado com as mãos e não danifica o isolamento dos cabos.

 

 

Amarração

As abraçadeiras de aço inox são ideais para ambientes mais desafiadores.
Série MBT: abraçadeiras de aço inox ideais para ambientes mais desafiadores.

Abraçadeiras de aço inoxidável série MBT – Por estarem sujeitos à radiação UV, os painéis solares necessitam de produtos que suportem condições extremas e, para isso, as abraçadeiras da série MBT são incomparáveis.

O aço inoxidável utilizado na abraçadeira pode suportar temperaturas muito elevadas (+538º). Além disso, a série MBT é rápida de instalar, garantindo mais eficiência e alta produtividade.

 

 

Ferramenta Manual para aplicação de abraçadeiras metálicas série MBT –  A MK9SST possui design leve e ergonômico, o que não gera problemas por esforço no operador.

Através do tensionamento ajustável presente nesta ferramenta, é possível evitar danos nos materiais que serão agrupados pela abraçadeira. Além disso, as abraçadeiras são cortadas rentes à cabeça quando o nível de tensão pré-definido é atingido, sem deixar rebarbas, evitando que acidentes como cortes ocorram.

Identificação

Marcadores de aço inox ideais para ambientes sujeitos a sujeira e intempéries.
Marcadores de aço MBML: ideais para identificação em ambientes agressivos.

Então, para completar o time de produtos para sistemas solares fotovoltaicos em aço inoxidável, temos a impressora M-BOSS Compact, um sistema de gravação em relevo que possibilita identificar de forma rápida e permanente os marcadores de aço inoxidável MBML.

Por fim, não tenha dúvidas, a HellermannTyton possui as melhores soluções e um time de especialistas à disposição para te ajudar escolher o produto ideal para sua instalação solar fotovoltaica.

#47

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *