abril 15, 2021 / Soluções para Mercados e Indústrias

Plástico ou metal: saiba como os materiais usados pela HellermannTyton fazem a diferença em plantas solares

Plástico ou metal: saiba como os materiais usados pela HellermannTyton fazem a diferença em plantas solares

Plástico ou metal? Qual é o melhor material para obter um gerenciamento de fios e cabos eficiente em plantas solares? O que vai responder qual o melhor material, são os detalhes da sua aplicação.

Embora até algum tempo atrás o metal era considerado o único material capaz de suportar ambientes adversos, hoje é possível incluir o plástico nessa lista. Atualmente são produzidos plásticos altamente sofisticados para as aplicações mais extremas, como plantas solares, equipamentos militares e aeroespaciais, entre outras.

Condições climáticas e o local de instalação das plantas solares é que vão determinar quais produtos serão mais apropriados para uma determinada aplicação. Por exemplo, o metal tem vida útil longa, mas hoje os plásticos também oferecem longa durabilidade. Por outro lado, o metal é condutor e o plástico não. Então, se um cabo for cortado por um clip de fixação que não tenha bordas arredondadas, o metal pode causar curto. Em contrapartida o plástico, que é mais macio que o metal, tem menor probabilidade de danificar a proteção do cabo.

Voltando à pergunta inicial, vamos entender qual o melhor material para cada aplicação e como as inovações desenvolvidas pela HellermannTyton fazem a diferença.

Quando devo optar por produtos de metal?

Apesar de sua longa vida útil e dos instaladores preferirem usar metal nas aplicações em ambientes mais severos, alguns produtos feitos em metal podem conter arestas afiadas que danificam o isolamento do cabo. Esses potenciais danos são causados tanto por ação dos ventos quanto pelo simples fato de serem puxados pelo instalador.

A fim de evitar esses tipos de problemas, a HellermannTyton desenvolveu produtos feitos em aço inoxidável com bordas arredondadas e isentos de arestas cortantes. Portanto, se as condições do seu projeto solar exijam resistência à corrosão, intempéries, maresia e altas temperaturas, por exemplo, certamente você encontrará uma solução.

EdgeClip metálico para uso em painéis solares.
EdgeClip MSC2 para fixação rápida de cabos em painéis solares sem necessidade de ferramentas.

Por exemplo, perfurar um painel solar para encaixar um clip pode gerar rebarbas que danificam o isolamento dos cabos ou não ser uma opção. Por isso o edge clip MSC2 foi desenvolvido, ele permite fixação dos cabos nas bordas dos painéis de maneira extremamente fácil, sem necessidade de ferramentas.

Agora, se sua planta solar exige amarração em locais com concentrações de sais ou que serão aterradas, a opção ideal são as abraçadeiras MBT. Essas abraçadeiras extremamente resistentes são feitas em aço inoxidável e estão disponíveis com ou sem revestimento de poliéster, sendo essa segunda ideal para amarrações em contato com outro metal.

Como escolher os produtos feitos de plástico?

Mesmo que hoje exista no mercado diversos tipos de polímeros que são altamente resistentes, sempre é preciso se atentar aos detalhes do seu projeto solar. O primeiro passo para saber se as soluções feitas em plástico são uma opção, é saber quão severo é o ambiente em que serão aplicados.

Uma vez que essa análise tenha sido feita, é importante entender que alguns materiais, mesmo que apresentem classificação UV, podem apresentar resistência e durabilidade diferentes. Isso acontece, pois, alguns materiais são higroscópicos, ou seja, absorvem e perdem água de acordo com a umidade relativa do ambiente, fazendo com que sua durabilidade seja menor em determinada região, embora seja indicado para ambientes externos.

Uma das vantagens de se optar por soluções em plástico para instalações solares, é que você está selecionando um material mais macio que o metal, o que reduz a probabilidade de danificar a proteção do cabo. Porém, para que você evite custos de manutenção em um prazo muito curto, é de extrema importância contar com uma equipe de profissionais que avaliará cuidadosamente as condições climáticas do seu projeto. A partir disso será determinar quais produtos fazem mais sentido para uma determinada aplicação.

Soluções em plástico de alto desempenho

Assim como os produtos feitos em metal, a HellermannTyton também conta com uma vasta gama de produtos em plástico voltados para plantas de energia solar. Esses materiais solares são produzidos com plásticos de alta qualidade e formulados para maior resistência aos raios ultravioleta.

As abraçadeiras feitas em Poliamida 11 resistente a UV, por exemplo, apresentam resistência a produtos químicos e são ideais para aplicações externas a longo prazo. Além disso também são pouco higroscópicas e apresentam alta resistência ao impacto mesmo em temperaturas muito baixas.

Clip de fixação SC6.6 com fir tree para fixação de cabos solares.
O clip SC6.6 é ideal para instalação rápida e fácil manutenção de cabos solares.

Além das abraçadeiras, também estão disponíveis diversos modelos de clips de fixação como, por exemplo, o SC6.6. Esse clip feito em Poliamida 66 modificada ao impacto, estabilizada ao calor e à radiação UV é bastante versátil e de instalação fácil e rápida. Além da fixação tipo “fir tree” (pinheiro) ser bastante segura e apresentar alta resistência de extração, esse clip também permite que o cabo seja removido e reinstalado sempre que necessário, facilitando manutenções.

Por fim, se quiser saber mais sobre todas as soluções para gerenciamento de cabos em plantas solares, faça o download do folheto aqui. Agora, se você precisa de ajuda dos nossos especialistas para saber qual solução de plástico ou metal é melhor para seu projeto, entre em contato conosco.

#38

 

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *