abril 22, 2021 / Soluções para Mercados e Indústrias

RFID na indústria alimentícia: tenha total controle da cadeia produtiva

RFID na indústria alimentícia: tenha total controle da cadeia produtiva

Inegavelmente a visibilidade e a rastreabilidade oferecem à indústria alimentícia uma a capacidade de acompanhar, em tempo real, todas as etapas da cadeia de suprimentos. Garantindo, assim, a qualidade e a segurança de matérias-primas, insumos e produtos acabados desde a fabricação e processamento até a distribuição no mercado.

Empresas da indústria alimentícia implantam sistemas que oferecem visibilidade e capacidade de rastreamento não apenas para atender a requisitos legais – extremamente importantes, mas também para impulsionar a produtividade por meio do gerenciamento de dados.

Um sistema robusto, que conta, por exemplo, com uma solução completa de rastreamento por tecnologia RFID, é possível ter mais segurança e controle de qualidade. Com essa cadeia produtiva mais segura e com visibilidade, recursos são projetados para oferecer sistemas de distribuição com custos mais baixos.

Segurança e rastreabilidade na indústria alimentícia com as abraçadeiras RFID detectáveis.
As abraçadeiras RFID detectáveis proporcionam rastreabilidade e segurança para a indústria alimentícia.

A tecnologia RFID, abreviação de Radio Frequency Identification, utiliza ondas de radiofrequência para transferir dados sem fio. É uma identificação automática através de sinais de rádio que permite recuperar e armazenar dados remotamente, através de dispositivos denominados etiquetas RFID.

Uma identificação RFID é uma etiqueta que pode ser colocada em um equipamento, embalagem ou produto. Essa identificação contém um chip que, conectado a uma antena, permite responder aos sinais de rádio enviados por leitor RFID, captando as informações contidas no chip da etiqueta e transferidas para um computador integrado ao sistema de dados da empresa.

Vantagens da tecnologia RFID

Confira como as etiquetas RFID impulsionam a visibilidade e a rastreabilidade na indústria alimentícia:

Maior armazenamento de dados: códigos de barras têm uma capacidade limitada de armazenamento de dados, enquanto as etiquetas RFID oferecem maior espaço para a inserção de dados. Portanto, permitem rastrear a origem de um produto, sua localização e sua jornada pela cadeia de suprimentos. Além disso, esses dados podem ser lidos com quaisquer leitores RIFD HF portáteis disponíveis no mercado para a leitura dos transponders (chip) utilizados nas abraçadeiras e acessórios RFID HellermannTyton. Esses leitores funcionam como uma interface entre o transponder e a base de dados inserida no computador, captando as ondas de rádio transmitidas pelo chip RFID.

Dados de rastreabilidade aprimorados: a tecnologia RFID pode ser usada para rastrear um produto durante o fluxo de produção, permitindo localizar um produto em qualquer etapa e o seu status, otimizando o processo de produção. As plataformas RIFD automatizam o processo de identificação do produto durante o envio, recebimento, embalagem e armazenamento. Além disso, o RFID também pode ser usado para rastrear, em tempo real, produtos, contêineres e pallet, desde a produção até o fornecedor ou destino final.

Veja mais benefícios que você obter com a tecnologia RFID:

  • Eliminar erros administrativos no registro de dados
  • Fácil fixação nos equipamentos
  • Coleta de dados mais rápida
  • Redução do trabalho
  • Redução da papelada necessária
  • Inspeções / relatórios baseados em papel eliminados
  • Gerenciar inspeções de equipamentos, trabalhos de manutenção etc.
  • Cumprir a legislação
  • Gerar relatórios de equipamentos
  • Controlar o gerenciamento de suas lojas
  • Aumentar a precisão dos relatórios e inspeções
  • Compartilhar informações atualizadas
  • Possibilidade de operação em ambientes severos

Soluções para variadas aplicações

Abraçadeiras detectáveis para identificação por radiofrequência série MCTRFID.
MCTRFID: Abraçadeira de identificação RFID detectável.

Além de garantir a total visibilidade e capacidade de rastreamento, a HellermannTyton também oferece abraçadeiras RFID detectáveis. As abraçadeiras MCTRFID são produzidas em poliamida 6.6 com partículas metálicas em sua composição, permitindo que até mesmo pequenos fragmentos sejam identificadas por equipamentos detectores de metal ao longo dos processos de fabricação. Essa característica as torna especialmente úteis para linhas de produção alimentícias, onde qualquer contaminação pode resultar em sérios problemas sanitários ou de reputação da marca.

 

 

Conheça o portfólio de produtos HellermannTyton para identificação com a tecnologia RFID, com abraçadeiras, lacres e acessórios que vão entregar total visibilidade e capacidade de rastreamento à sua cadeia de suprimentos.

#39

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *