janeiro 5, 2023 / Aplicações de Produtos, Soluções para Mercados e Indústrias

Cabos solares: saiba como ter uma fixação eficiente mesmo no calor do deserto

Cabos solares: saiba como ter uma fixação eficiente mesmo no calor do deserto

Cabos solares se soltando é um dos principais problemas que demandam constante manutenção em sistemas fotovoltaicos. Isso normalmente ocorre porque os produtos escolhidos para amarração e fixação não são adequados ao ambiente utilizado.

Apesar de encontrarmos instalações fotovoltaicas nas mais diversas regiões do mundo, quanto maior a incidência solar, melhor para a geração de energia. É por isso que os maiores parques solares fotovoltaicos ficam em regiões desérticas.

Essas regiões costumam sofrer com grandes oscilações de temperaturas e outras intempéries. Dessa forma, para escolher qual produto usar para amarrar eficientemente os cabos solares, é preciso verificar os seguintes pontos:

  • Quais as temperaturas máxima e mínima da região?
  • A instalação estará sujeita a grandes flutuações de temperatura?
  • O parque solar está sujeito a reações químicas induzidas pelo clima?
  • Qual a umidade relativa da região?

Observando esses pontos iniciais, já é possível pensar em qual deve ser a matéria-prima ideal dos produtos para gerenciamento de cabos solares. Assim, consegue-se evitar falhas e programar uma manutenção correta.

Plástico ou metal, qual material usar na fixação de cabos solares?

A resposta é: depende. Embora os materiais feitos em plástico pareçam menos resistentes quando expostos ao sol, hoje há diversos plásticos de engenharia que cumprem de maneira excelente seu papel no gerenciamento de cabos solares. Por isso anteriormente pontuamos o quão importante é a realização do mapeamento da área onde será feita sua instalação.

Em uma região com exposição moderada aos raios UV e com umidade relativa mais estável, dezenas de produtos feitos em plásticos de engenharia são perfeitos para a amarração e fixação dos cabos solares.

Agora, por exemplo, vamos pensar em uma região com condições climáticas mais extremas, como uma região desértica, que sofre com temperaturas muito elevadas de até 45°C, muita incidência de sol e baixíssima umidade.

Usar abraçadeiras de PA66 nesse tipo de clima, mesmo elas sendo estabilizadas a UV, não seria uma boa opção. Em pouquíssimo tempo elas ressecariam e quebrariam, causando danos à instalação e necessitando rapidamente de manutenção.

Em contrapartida, produtos feitos de aço inoxidável são resistentes à corrosão, flutuações de temperaturas, produtos químicos, entre outros, sendo perfeitos para esse tipo de ambiente.

Então, para que você encontre a solução ideal para a sua região, nossa linha de produtos voltados a energia solar conta não só com produtos feitos em plásticos de engenharia, como também feitos em Aço Inox SS316.

Nesse artigo você conseguirá entender um pouco mais sobre como escolher o melhor material para sua aplicação.

Cabos solares bem amarrados com abraçadeiras de aço inox

As abraçadeiras de aço inox são ideais para ambientes mais desafiadores.
Série MBT: abraçadeiras de aço inox ideais para ambientes mais desafiadores.

As abraçadeiras da Série MBT são seu principal aliado para amarrar os cabos solares em regiões com esse clima. Seu exclusivo sistema de fechamento feito por esfera garante uma amarração robusta, com alta resistência à tração e que não solta. Além disso, são resistentes à corrosão, às intempéries, a produtos químicos e a altas temperaturas.

Mas atenção! É muito importante lembrar que as abraçadeiras de aço inox revestidas não são ideais para esse tipo de aplicação, uma vez que o revestimento tende a se soltar com o passar do tempo devido a incidência solar.

 

EdgeClip metálico para uso em painéis solares.
EdgeClip MSC2 para fixação rápida de cabos em painéis solares sem necessidade de ferramentas.

Outro acessório feito em aço inox que vai te ajudar muito na fixação dos cabos solares, é o clip para bordas MSC2. Ele é a solução ideal para quando o único lugar disponível para fixação são as bordas do painel fotovoltaico e não se pode fazer furos.

O MSC2 possui alta resistência mecânica e à corrosão, é extremamente fácil de aplicar, permite a acomodação de um ou dois cabos solares e possui bordas lisas e arredondadas para não danificar o isolamento deles.

Conte com uma ajudinha extra

Para facilitar a amarração das abraçadeiras MBT, evitar LERs, te proporcionar maior produtividade e um excelente acabamento, conte com a ferramenta MK9SST.

Essa ferramenta possui carcaça reforçada com fibra de vidro, design ergonômico, tensionamento preciso e corte automático, ao mesmo tempo em que apresenta uma grande gama de ajustes da força de tensão combinados com o ajuste rápido em dois passos.

Não só amarrados, os cabos solares também precisam ser bem identificados

Não apenas amarrar e fixar corretamente os cabos solares, também é preciso identificá-los. Essa identificação te permitirá ganhar tempo e facilitará na hora de encontrar o cabo ou a linha que necessita de manutenção.

Marcadores de aço inox ideais para identificação de cabos.
Marcadores de aço MBML: ideais para identificação em ambientes agressivos.

Para ajudar na identificação, nossa linha de marcadores de aço inox MBML possuem gravação em alto relevo que pode ser customizada para o seu projeto.

Não apenas são resistentes, como a gravação em alto relevo permite uma leitura eficiente mesmo quando o marcador está coberto de poeira, detritos, graxa, tinta e óleo.

Para aplicá-los aos cabos solares, basta usar nossas abraçadeiras da Série MBT com até 4,6mm de largura.

Fornecendo energia aos estádios do Catar

Usina de energia solar no Catar.
Usina de Energia Solar Al Kharsaah, no Catar.

Em 18 de outubro, a Usina de Energia Solar Al Kharsaah foi conectada à rede em plena capacidade e foi inaugurada pelo Emir do Catar, Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani para contribuir com o compromisso do Catar de sediar uma copa neutra em carbono.

A HellermannTyton GmbH tem a honra de fazer parte desse projeto fornecendo suas soluções de abraçadeiras e marcadores de aço inox para o correto gerenciamento de fios e cabos da usina.

 

No futuro, a HellermannTyton continuará a fornecer suas soluções de ponta para outros projetos de energia renovável no Catar e contribuirá para a realização da Visão Nacional do Catar 2030.

Essa parceria demonstra nossa capacidade e a vantagem do uso dos nossos produtos e serviços para apoiar a realização de grandes projetos deste tipo.

Para entrar em contato com nossa equipe de especialistas para escolher a solução ideal para o seu projeto, clique aqui.

#70

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *