março 17, 2022 / Notícias da empresa

Selo eureciclo: o mais novo parceiro da HellermannTyton para a preservação do Meio Ambiente através da Reciclagem

Selo eureciclo: o mais novo parceiro da HellermannTyton para a preservação do Meio Ambiente através da Reciclagem

Já não é novidade que a HellermannTyton se preocupa com o meio ambiente e com o legado que deixaremos às gerações futuras. Desde 2007 somos certificados pela ISO 14001, o que atesta que buscamos constantemente contribuir para um mundo mais limpo e sustentável, o que desencadeou na nossa mais nova parceria com o selo eureciclo.

Dentre as ações contínuas para garantir a sustentabilidade, a eficiência energética e a preservação da natureza encontramos:

  • Aprimoramento do processo produtivo;
  • Conscientização ambiental de colaboradores e prestadores de serviço;
  • Redução do consumo e desperdício de água;
  • Monitoramento da geração de resíduos;
  • Coleta seletiva de lixo, entre outros.

Com a finalidade de contribuirmos ainda mais com a sustentabilidade, falaremos agora sobre nossa parceria com o Selo eureciclo. Trata-se do nosso mais recente projeto voltado à sustentabilidade e no qual a HellermannTyton é pioneira dentre as indústrias do segmento em que atua.

O que é o Selo eureciclo?

É um selo que representa o engajamento da HellermannTyton com o sistema de compensação ambiental das embalagens dos produtos vendidos ao mercado de distribuição.

Ao adotar a solução eureciclo, as empresas destinam recursos para a cadeia de reciclagem a fim de reduzir o impacto ambiental de suas embalagens pós consumo, recebendo em troca Certificados de Reciclagem.

Baseado em cadeias de Blockchain, que integram geradores de resíduos, cooperativas e operadores de reciclagem homologados, os fluxos de cada grupo de material são cruzados (volume gerado versus volumes coletados) e destinados a indústrias de transformação, por categoria de materiais.

Ao final do processo, a empresa recebe uma certificação auditada que garante o que realmente foi compensado através dos volumes gerados.

Qual a importância dessa parceria para o meio ambiente?

A parceria da HellermannTyton com a eureciclo representa a transparência de nossa empresa com relação ao meio ambiente e à sociedade.

No caso do meio ambiente, somos responsáveis pela retirada de resíduos do meio ambiente e conferindo a correta destinação, com a consequente redução da emissão de Dióxido de Carbono.

Só para ilustrar, no ano de 2020 compensamos cerca de 15 toneladas de resíduos, ou seja, o equivalente a aproximadamente 15 carros populares. Da mesma forma, em 2021 batemos a marca de 20 toneladas, o equivalente a aproximadamente 20 carros populares.

Do mesmo modo, socialmente, a HellermannTyton contribui para o fortalecimento da cadeia da reciclagem com incremento de renda e estímulo a formalização do setor.

Como resultado, essa parceria nos permite participar no atendimento de pelo menos 2 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Esses objetivos são:

  • Objetivo 8 – Trabalho descente e Crescimento econômico;
  • Objetivo 12 – Consumo de Produto Sustentável.

Compensação ou logística reversa?

A HellermannTyton atua com o sistema de compensação e não de logística reversa. Isso porque a logística reversa consiste em retornar à indústria de transformação, aquele mesmo material gerado. No entanto, esse processo apresenta uma grande dificuldade de integração logística entre geradores, distribuidores e consumidor final para viabilizar o retorno de caba peça produzida e seu retorno à cadeia produtiva.

Em contrapartida, a compensação permite que a empresa geradora recicle uma peça da mesma matéria-prima daquela que foi produzida, sem a necessidade de ser exatamente a mesma peça. No nosso caso, esses materiais são: plástico, papelão e latas de alumínio.

Ou seja, essa foi uma maneira racional e inteligente de tratar a problemática da reciclagem no Brasil.

Como saber se outras marcas são parceiras do selo eureciclo?

Atributo de comunicação visual que representa duas flechas que simbolizam a reciclagem e formam um rosto sorrindo. O texto da imagem mostra o nome da marca eureciclo.
Selo eureciclo usado nas embalagens que fazem parte do programa de compensação.

Para saber as marcas que fazem parte desse projeto, basta verificar em sua embalagem se existe o Selo eureciclo, um atributo de comunicação visual para as empresas que adotam essa solução.

Assim como nós da HellermannTyton, você também pode contribuir para um planeta mais limpo e sustentável.

Então lembre-se! São pequenas ações feitas diariamente que garantem um futuro melhor para as próximas gerações.

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *