fevereiro 2, 2021 / Notícias da empresa

HellermannTyton é muito mais do que abraçadeiras

HellermannTyton é muito mais do que abraçadeiras

Em 1935, Paul Hellermann criou uma empresa que, apenas no Brasil, está presente há 50 anos. Dificilmente ele imaginou o quanto sua iniciativa iria crescer, a ponto de se tornar um dos principais fornecedores globais de produtos voltados a fixar, conectar, isolar, proteger e identificar fios e cabos elétricos, com linhas completas para o gerenciamento em diversos setores.

Até hoje, a HellermannTyton ainda vende ferramentas de aplicação de três pontas baseadas nos desenvolvimentos de Paul Hellermann na década de 1940 para proteger as bainhas dos cabos contra danos. Mas, hoje, também fornece milhares de produtos e acessórios usados para rotear, amarrar, fixar, proteger e identificar cabos para a indústria automotiva, naval, aeroespacial, ferroviária, alimentícia, para energia eólica e solar, para produtos da linha branca, painéis elétricos e para veículos agrícolas e voltados para a construção.

Pioneiros na automatização

No início da década de 1960, com base em uma década de experiência na área de plásticos, as então empresas Bowthorpe Hellermann adotaram rapidamente a tecnologia de moldagem por injeção de plástico. A Insuloid Manufacturing Company de Manchester – uma das primeiras fabricantes especializadas em abraçadeiras feitas de termoplástico (poliamida 6.6 ou “nylon”) do Reino Unido – foi adquirida e incorporada à Hellermann Ltd. em 1964. A linha de abraçadeiras Insulok LK tornou-se a base das abraçadeiras da Série T, ainda hoje vendidas pela HellermannTyton.

Em 1965, o engenheiro de produtos Heirich Kabel, chefe da fábrica na Alemanha, desenvolveu uma ferramenta – um sistema de agrupamento com fita contínua, patenteado como Sistema Tyton. O novo produto se tornou um sucesso imediato entre as indústrias fabricantes de chicotes de cabos, os montando com uma pistola de mão que passava uma lança por uma fivela de plástico e a apertava antes de cortar. A engenharia aplicada usada no Sistema Tyton evoluiu para o Autotool 2000 CPK, sistema de agrupamento automático operado eletricamente.

A ferramenta KR foi uma das primeiras ferramentas da HellermannTyton.
Ferramenta KR: uma das nossas primeiras ferramentas que está disponível até hoje.

Outra inovação da época – a Kabelrap, abraçadeiras travadas por pino com fibra de vidro, ainda é fabricada e vendida como nossa série KR, e conta com uma ferramenta KR especial para a sua aplicação.

Com o maior interesse nos sistemas de amarração Tyton e Kabelrap, a empresa investiu no crescimento internacional, que resultou na alteração do nome para HellermannTyton a partir de 1999.

Novos tipos de aplicação

Casas inteligentes, veículos autônomos, indústria 4.0, mesmo que usem menos fios, precisam se conectar de alguma forma, muitas vezes discreta como o uso de tecnologia RFID, ocupando o menor espaço possível e sendo cada vez mais leves. E a HellermannTyton Brasil já está ajudando seus clientes, por todo o país, a encontrar soluções para vencer esses desafios.

Além disso, dependendo do local onde a fiação está instalada e sua aplicação, os produtos de gerenciamento de cabos também precisam resistir a tensões mecânicas, como vibração; ou efeitos do clima, como radiação ultravioleta, umidade, temperaturas muito altas ou muito baixas; influência de produtos químicos ou uma combinação desses fatores.

Especialistas em peças de plástico personalizadas

Experiente time de especialistas em peças plásticas personalizadas para novos projetos.
A HellermannTyton conta com um experiente time de especialistas em peças plásticas.

Com décadas de experiência e ajudando clientes a superar desafios, estamos sempre estudando como podemos inovar em todos os aspectos do projeto e fabricação de produtos de gerenciamento de cabos. E muitas dessas ideias evoluem e se tornam produtos de linha.

Quando se trata de peças personalizadas, a HellermannTyton conta com equipes de desenvolvedores de produtos em 12 locais (inclusive no Brasil) que projetam componentes de plástico para aplicações especializadas. Por exemplo, um clipe removível para facilitar a fiação de sistemas de entretenimento em assentos de aeronaves ou um espaçador para evitar a abrasão dos cabos em turbinas eólicas quando eles se torcem.

Inovação faz parte do dia a dia da HellermannTyton e mostra como a empresa aborda cenários reais de clientes, na busca incessante por soluções que atendam às necessidades de cada um deles.

Presença no Brasil

Fachada da primeira sede da HellermannTyton no Brasil.
A primeira sede da HellermannTyton no Brasil ficava na cidade de São Paulo.

A HellermannTyton deu seus primeiros passos no país no dia 1º de outubro de 1970, quando se estabeleceu em São Paulo por meio de uma parceria com a Ameropa. No começo, a empresa era apenas uma casa com garagem e um galpão ao fundo e contava com cinco funcionários e cinco representantes comerciais. Ainda na década de 1970, começou a produzir os primeiros produtos localmente, que eram marcadores, fita perfurada, pino PF e organizador Spiral Tube. Em 1975, a produção de canaletas também passou a ser feita em nosso país, todos aproveitando a infraestrutura da Ameropa. Já o primeiro molde de abraçadeira chegou apenas no começo dos anos 1980 e o modelo T50R standard começou a ser fabricado no País.

Para expandir seus negócios, a parte fabril da empresa precisou migrar para um galpão maior no bairro da Lapa, enquanto a sede administrativa se manteve na Rua Turiassu, local onde originalmente toda a empresa estava localizada. Mas logo foi preciso ampliar o espaço, e toda a estrutura – produção e administração – foram transferidas para a Marginal Tietê, na capital paulista.

Planta da HellermannTyton Brasil na cidade de Jundiaí.
Atual planta da HellermannTyton no Brasil, em Jundiaí.

Passam mais alguns anos, e a necessidade de aumentar a capacidade de produção exigiu uma nova mudança, agora para a cidade de Jundiaí, interior de São Paulo, escolhida por sua proximidade com a capital e fácil acesso às principais rodovias do Estado, facilitando a logística e distribuição dos produtos.

A decisão se mostrou extremamente acertada e, até hoje, é da planta de Jundiaí que saem todos os produtos HellermannTyton, que podem ser encontrados em todo o território nacional.

#19

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *