fevereiro 4, 2021 / Soluções para Mercados e Indústrias

Veja como otimizar o uso de espaço em painéis elétricos

Veja como otimizar o uso de espaço em painéis elétricos

Fios e cabos instalados em um painel elétrico são como as veias do corpo humano: precisamos saber o que o que corre por cada uma delas e o seu destino. E, o mais importante, tudo precisa estar bem organizado. Fios e cabos quando não estão dispostos adequadamente nos dutos não apenas parecem bagunçados. O trabalho de instalação e manutenção levará mais tempo do que o necessário, serão ineficientes e caros. Essa “bagunça” pode até interromper sistemas operacionais.

Mas, para economizar espaço em painéis elétricos, muitos eletricistas instalam o maior número possível de fios e cabos dentro de cada duto. Mas o que acontece é que, mesmo com o uso de abraçadeiras, os cabos ficam “amontoados” no armário de distribuição de energia e, quando a porta é aberta, geralmente todos caem para fora.

Especificar e dimensionar componentes para o painel elétrico é uma tarefa árdua não somente por conta das funcionalidades de cada componente, mas também por conta do espaço que ocupam no painel. E, como cada vez mais são incluídos novos cabos, como otimizar o uso de espaço em painéis elétricos?

A verdade é que espaço é dinheiro quando se trata de painéis elétricos. Os fabricantes de painéis trabalham com medições precisas para otimizar o uso do espaço, e, por isso, oferecem diversas soluções, como conduítes de fiação em diversas dimensões e também com nervuras estreitas e largas para aplicações com cabos mais finos ou mais grossos, entre outras.

Soluções para proteção de cabo

Canaleta Heladuct HD, para roteamento de cabos.
Canaletas Série HD para roteamento de cabos em painéis elétricos.

1) Canaletas para condução, proteção e direcionamento de fios e cabos em instalações elétricas e painéis elétricos.

 

 

 

 

 

HTWD-HF: Canaletas livres de halogênio ideais para segurança pessoal e material.
Canaleta HTWD-HF livre de halogênio.

2) Canaletas livres de halogêneo usadas em locais onde são altamente exigidos segurança pessoal ou material, como transporte público, túneis, elevadores e centrais de processamento de dados.

 

 

 

 

 

O organizador de cabos Helawrap proporciona rapidez e praticidade na sua instalação.
Organizador de cabos Helawrap.

3) Organizadores de cabos: A solução ideal para organizar e proteger fios e cabos.

 

 

 

 

 

HelaDuct Flex: canaletas flexíveis com fixação autoadesiva ou por parafusos.
Canaleta flexível HelaDuct Flex.

4) Canaleta flexível utilizada como complemento final de roteamento e derivações dos fios de forma rápida, permitindo melhor aspecto visual.

Soluções para sistemas de identificação

As etiquetas FOAM são uma alternativa às plaquetas de acrílico.
Etiquetas FOAM, ideais para painéis elétricos e botoeiras.

5) Etiquetas FOAM: Identificação de componentes elétricos, botoeiras de 22 a 30mm de diâmetro, canalização, entre outros. Produzidas em poliéster laminado espesso autoadesivo, resultando em um produto muito semelhante às plaquetas de acrílico ou PVC usadas atualmente nesse tipo de aplicação, porém com um custo x benefício muito maior.

 

 

 

 

Os marcadores W.I.C.® proporcionam facilidade na identificação de cabos já instalados.
Os marcadores W.I.C.® podem ser usados em cabos já instalados.

6) Marcador de anilha: Identificação rápida e fácil. Adequado também para retrofiting. Como os requisitos para identificação de cabos estão ficando cada vez mais complexos, não basta simplesmente improvisar soluções de identificação de cabos como, por exemplo, escrever à mão em fitas adesivas. É de vital importância que as identificações de cabos que você utilize sejam adequadas, fáceis de aplicar e de excelente qualidade, como o marcador W.I.C.®. De encaixe especialmente desenvolvido para identificar cabos já montados ou conectados, essa linha é a maneira mais rápida e fácil de marcar fios e cabos. O exclusivo perfil que agarra no cabo foi desenvolvido para assegurar que o clip com serrilhados permaneça no lugar sob condições normais de trabalho ou com vibrações. O marcador possui uma gravação em baixo relevo nas cores branca ou preta, sistema de identificação internacional de cores para números ou no padrão amarelo gravado em preto para letras, números e símbolos, e apresentam pinos laterais que asseguram um perfeito alinhamento dos marcadores, facilitando a sua leitura.

As etiquetas auto laminadas protegem a impressão contra abrasão.
As etiquetas auto laminadas protegem a impressão contra o desgaste pelo tempo.

7) Etiqueta auto laminada: Rotulagem resistente com excelente proteção contra umidade e abrasão mecânica graças ao laminado de proteção.

Abraçadeiras para cabos e sistemas de fixação

Abraçadeiras em PA66 série T, disponíveis em diversos tamanhos.
Abraçadeiras de Nylon® série T, disponíveis em diversos tamanhos e cores.

8) Abraçadeiras standard disponíveis em diversos tamanhos e cores. Essa abraçadeira, também conhecida como Fita Hellermann, foi desenvolvida na década de 1960. A linha de abraçadeiras Insulok LK tornou-se a base das abraçadeiras da Série T, ainda hoje vendidas pela HellermannTyton. Fabricadas com serrilhado interno, proporcionam uma amarração segura de chicotes de cabos, mangueiras e tubos. O design da cabeça destas abraçadeiras garante uma alta resistência à tração enquanto exige uma força de inserção muito baixa.

 

 

Base de fixação autoadesiva série MB, ideal para quando parafusos não são indicados.
Base de fixação autoadesiva ou por parafusos da série MB.

9) Clip autoadesivo: Base de fixação para fios e cabos em painéis. Cada clip é desenvolvido para uma fixação rápida e eficiente. Algumas opções oferecem “4 vias” para a entrada da abraçadeira, permitindo uma instalação mais rápida e flexível. Adequados para o uso em painéis elétricos, equipamentos de telecomunicações ou eletrodomésticos, onde o uso de furos, parafusos ou porcas é impraticável ou indesejável.

 

 

 

Abraçadeiras de fixação permitem amarração e fixação dos cabos ao mesmo tempo.
Abraçadeiras de fixação estão disponíveis em peça única ou conjunto de duas peças.

10) Abraçadeiras de fixação: Disponíveis tanto em peça única quanto conjunto composto por 2 peças (abraçadeira e clip), pré-montado.

Produtos isolantes

Os tubos termocontráteis são ideias para isolamento de emendas e barramentos elétricos.
Tubos termocontráteis são ideias para isolamento barramentos em painéis elétricos.

11) Tubos termocontráteis: Usados para isolamento eficaz e codificação por cores.

O controle e a clareza são especialmente importantes na indústria da construção de painéis. Com os produtos e soluções certos como parte de um sistema de gerenciamento de cabos eficiente, você pode instalar de forma altamente compacta e, assim, otimizar o uso de espaço em painéis elétricos.

 

 

#20

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

reflexões sobre

  1. bom dia,

    gostaria de receber o e-mail de compras para que posa ser enviado uma apresentação.

    att

    1. Vinicius Silva de Andrade disse:

      Olá, João! Tudo bem?

      Você pode entrar em contato através de brsuprimentos@hellermanntyton.com

      Atte,
      Vinícius

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *