Nos painéis elétricos, quando os cabos não apenas parecem desarrumados, mas realmente não estão dispostos…
O gerenciamento de cabos e fluidos automotivos está em construção
No panorama geral do projeto de um veículo, o gerenciamento de cabos e fluidos é frequentemente tratado como uma questão secundária. Mas a rápida transição dos motores de combustão para a tração elétrica está forçando uma reavaliação dessa visão. Gerentes de produto e engenheiros agora necessitam procurar muito cedo soluções para os desafios do gerenciamento de cabos e fluidos automotivos. Mas, para esse muito cedo, ainda existem muitas possibilidades e poucas padronizações. E é aí que a HellermannTyton está inovando com algumas abordagens muito interessantes para otimizar os custos com os elementos de fixação.
O mercado de Veículos Elétricos (EV) está crescendo rapidamente, com projeções sugerindo que, em apenas dez anos, cerca de metade dos carros novos vendidos serão totalmente elétricos. A velocidade dessa mudança para sistemas de alta tensão, em conjunto com uma crescente utilização de sensores, está tornando inevitável uma abordagem mais precoce e sistemática para as necessidades de fixação e roteamento na arquitetura dos veículos.
Embora os desafios para gerentes de produto e engenheiros não sejam novos, novos obstáculos surgem com frequência. Limitação de espaço, interferências eletromagnéticas, ruídos provocados por vibrações, otimização de peso, gerenciamento térmico e automação da produção de chicotes são alguns destaques. Contudo, soluções práticas para detalhes que os mantêm acordados à noite são frequentemente encontradas através da colaboração externa com especialistas em gerenciamento de cabos.
Uma única dimensão não serve para tudo
Embora os desafios tecnológicos sejam universais, as OEM estão buscando diferentes filosofias em relação à arquitetura das suas plataformas. Como resultado, os elementos atuais para fixação devem atender a vários critérios – peso mínimo, controle de custos, flexibilidade na orientação do roteamento, fácil inserção combinada com uma alta força de extração, montagem simples ou pré-montagem, resistência ao impacto, aos raios UV e a altas e baixas temperaturas, estabilidade química e, não menos importante, escalabilidade.
Então, como parceiro colaborativo para OEMs e Tier 1, o papel inicial da HellermannTyton é facilitar o desenvolvimento de amarrações e fixações em uma determinada arquitetura. Mas além disso, de acordo com Harald Gottlieb, diretor da divisão automotiva da HellermannTyton, o objetivo da empresa é fornecer soluções de componentes inovadores que minimizem os custos de montagem em diferentes plataformas.
Isso significa manter os olhos abertos para as semelhanças em projetos de desenvolvimento de peças específicas, mas com aspectos semelhantes, para, em seguida, desenvolver soluções padronizadas sempre que for possível. Estamos em um excitante momento que exige muita imaginação, inventividade e, definitivamente, boas relações de trabalho com nossa base de clientes.
Entendendo o gerenciamento térmico
Altas voltagens e baterias maiores necessitam um resfriamento eficiente na entrada do carregador. Para isso, a fixação dos tubos de fluidos para um ótimo gerenciamento térmico está assumindo um novo significado no contexto dos EV. A soldagem de fixadores personalizados necessita de processos caros e demorados. Para reverter isso, a HellermannTyton retornou à prancheta e levou em consideração todos os requisitos para uma montagem mais eficiente. O resultado é o Soft Grip, um clip de fixação projetado para economizar tempo, dinheiro e trabalho de desenvolvimento para o gerenciamento de fluidos automotivos.
Este exclusivo clip de fixação composto de 2 componentes se adapta facilmente a diferentes requisitos de sua aplicação. Ele é moldado por injeção de PA66HS com uma camada interna de Elastómero Termoplástico (TPE) macio. Ele adere ao redor de mangueiras ou cabos sem danificá-los, inibe o movimento lateral ou rotacional de feixes lisos e elimina vibrações. Além disso, cabeça da abraçadeira se encaixa em diversas configurações de montagem. Dessa forma, uma abraçadeira de fixação Soft Grip pode substituir uma variedade de diâmetros de P-clips, também reduzindo a necessidade de utilizar vários fixadores feitos sob medida. Sua parte inferior e a geometria da montagem podem ser ajustadas facilmente para atender requisitos individuais, tornando-o uma solução altamente escalável, versátil e econômica.
Movendo-se para clips de alta voltagem padronizados
As diferentes preferências de cada fabricante para o roteamento de alta voltagem também estão gerando uma variedade de requisitos específicos, como espaçamento do condutor e expectativas de material. Atualmente, isso exclui soluções prontas para uso.
A abordagem de componente base que HellermannTyton aplicou aos suportes Soft Grip também se traduz aos clips e grampos de alta voltagem. Isso garante que os moldes possam ser facilmente reconfigurados para uma variedade de opções de montagem e geometrias sem precisar iniciar o projeto e as ferramentas do zero.
A colaboração com projetistas de fixação experientes que têm essa mentalidade, ajuda OEMs a alcançarem o design ideal e a eficiência dos custos. Por exemplo, visualizamos cada clip de alta voltagem que desenvolvemos por todas as perspectivas, incluindo facilidade de montagem, confiabilidade e escalabilidade em muitas plataformas.
Os clientes automotivos já estão se beneficiando de nossos insights obtidos no desenvolvimento de peças aeroespaciais. Dessa forma, Isso nos ajuda a encontrar o equilíbrio certo entre o peso do componente, tamanho, durabilidade e desempenho térmico.
Automação da produção de chicotes
Olhando o caminho a nossa frente, a boa notícia é que os sistemas de cabeamento de alta tensão, especialmente os barramentos planos, são construções relativamente simples e com poucas derivações. Isso não apenas simplifica a pré-fabricação manual, mas também nos aproxima da automação da montagem de fixadores.
Já existe um amplo portfólio de clips que podem ser aplicados em cabos redondos através das ferramentas de aplicação da HellermannTyton. Então seria desnecessário dizer que já estamos testando a automação da aplicação de clips em barramentos para OEM utilizando essas ferramentas automáticas. Veja a imagem principal, acima.
Retornando nossa atenção para os sistemas controlados eletronicamente escondidos atrás da parte externa de um veículo, como radares, equipamentos LiDAR (Light Detection and Ranging), câmeras e sensores, acreditamos que a automação da amarração se tornará uma necessidade para a garantia e documentação de todas as partes do chicote envolvidas na conexão das dezenas de dispositivos elétricos de baixa tensão – especialmente aqueles empregados em sistemas redundantes. Essas conexões não são mais simples apenas fios de baixa tensão. Elas possuem cada vez mais cabos coaxiais ou cabos de dados de alta velocidade, que exigem, repetidamente, forças de tensão precisas e rastreáveis.
Assista a este vídeo para ver as Autotools em ação amarrando clips em parte de um chicote.
Seu parceiro global no gerenciamento de cabos e fluidos automotivos
As peças para os EV atuais necessitam estabelecer as bases para facilitar a escalabilidade para uma produção em massa. As OEM não tornarão os veículos maiores para acomodar a tecnologia adicional e devem continuar buscando meios de diminuir o peso, aumentar o alcance e maximizar o volume transportável. A melhor receita para alcançar um resultado ideal nem sempre está à nossa frente. Mas juntos, estamos descobrindo quais ingredientes e novos métodos serão os corretos para rotear, proteger e montar todas essas conexões e reduzir ainda mais o peso dos automóveis.
Um tamanho único pode não servir para todas as necessidades. Mas certamente faremos muito para reduzir custos através de uma abordagem unificada, baseada na experiência, e não uma abordagem fragmentada, direcionada para atender arquiteturas individuais.
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