maio 27, 2021 / Soluções para Mercados e Indústrias

Soluções de plástico na indústria automobilística para um gerenciamento de cabos inteligente

Soluções de plástico na indústria automobilística para um gerenciamento de cabos inteligente

Uma das maiores tendências para os próximos anos no mercado automobilístico são os veículos elétricos e híbridos.

Isto não quer dizer que os veículos à combustão simplesmente desaparecerão do mercado, pelo contrário, a popularização dos veículos elétricos no Brasil precisa vir acompanhada de mais incentivos e isenção de impostos.

Mesmo em meio a pandemia, os números mostraram que já são muitos os consumidores atraídos pelas novas tecnologias incorporadas em um veículo elétrico.

Por exemplo, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o ano de 2020 foi considerado como um ano excepcional ao da série histórica, iniciada em 2012. Nesse ano foi alcançada a marca de 19.745 emplacamentos de veículos elétricos e híbridos no Brasil. Um número 66,5% superior à quantidade de vendas de 2019.

Além disso, outro destaque é que pela primeira vez, o segmento de veículos elétricos, alcançou 1% do mercado total de veículos vendidos no país.

A estabilidade e segurança do veículo tem certo peso

Quando uma pessoa decide adquirir um veículo provavelmente nem imagina que no seu interior, há uma grande quantidade de componentes elétricos e eletroeletrônicos. São esses componentes os responsáveis pelo funcionamento do seu carro.

Todos esses componentes juntos precisam funcionar perfeitamente, como se fossem uma orquestra. Assim é possível garantir total segurança e conforto aos seus usuários e passageiros, tudo em perfeita sinfonia.

Se voltarmos um pouco no tempo, por volta das décadas de 50, 60 e 70, os automóveis fabricados nessa época, tinham um agravante: pesavam muito. Isso se dava por conta dos seus grandes motores, carrocerias de aço espesso, para-choques metálicos e ausência de plásticos. 

De lá pra cá, foram muitos os avanços tecnológicos que ocorreram nos componentes que fazem parte do veículo, dentre eles, podemos citar diminuição no tamanho da carroceria dos automóveis.

Essas carrocerias eram fabricadas com muito aço, pois se acreditava que quanto mais aço houvesse, maior seria a proteção dos passageiros, no caso de uma colisão.

Com o passar todo tempo, novos recursos tecnológicos foram sendo incorporados em um veículo, e a preocupação com o peso voltou a ser um assunto muito discutido pelas principais montadoras automobilísticas ao redor do mundo.

Os chicotes de cabos são parte importante na indústria automobilística.
No interior do veículo quilômetros de cabos são distribuídos no que conhecemos por chicotes.

E sabe por quê?  Porque telas, ABS e motores elétricos podem representar pouco em peso, mas, necessitam de energia que será conduzida por uma infinidade de fios e cabos. Apesar de muitos não saberem, no interior dos veículos se encontram quilômetros de fios e cabos, o que acaba agregando massa (peso) considerável ao carro.

Acessórios plásticos: bons aliados na diminuição do peso do veículo

Para garantir a segurança e o bom funcionamento de todos os recursos elétricos e eletrônicos dos veículos atuais é necessário que todos os fios e cabos presentes no interior dos veículos sejam bem organizados, fixados e protegidos. Assim é possível assegurar o conforto e a segurança ideal para os passageiros.

A recomendação é que os fixadores utilizados sejam produzidos com matéria-prima plástica. Além de ajudarem a reduzir o peso do veículo, as soluções de plástico para a indústria automobilística ainda ajudam a gerar economia de combustível e redução da emissão de dióxido de carbono (CO2).

A HellermannTyton é uma das principais empresas parceiras da indústria automobilística, trabalhando de maneira muito próxima na busca por soluções de plástico customizadas e exclusivas para atender as necessidades de cada um dos diversos tipos de veículos automotores, fabricados ao redor do mundo.

Soluções de plásticos customizados que proporcionam menor peso e mais segurança na indústria automobilística

Por ser uma empresa global com presença local, a HellermannTyton consegue criar produtos específicos para cada nicho do mercado automotivo, ajudando a impulsionar o futuro deste setor.

Conheça nossas principais soluções de plástico para um gerenciamento de cabos inteligente na indústria automobilística:

Soluções para fixação

Abraçadeiras com Elementos de Fixação
Abraçadeiras com EdgeClips: ideais para fixação onde furos ou adesivos não são praticáveis.
Abraçadeiras com EdgeClips: ideais para aplicações onde furos não são praticáveis.

As Abraçadeiras com clip de fixação EdgeClip, são muito utilizadas para fixação de chicotes em bordas de chapas, já que realizarem uma fixação segura em locais onde não é permitido a perfuração, uma vez que não exige o uso de parafusos para sua fixação.

A indústria automotiva tem utilizado com muita frequência a abraçadeira com clip de fixação EdgeClip devido a sua excelente possibilidade de redução de custos durante a montagem.

 

 

Além das soluções para fixação em bordas, também estão disponíveis diversas soluções para fixação em furos. Um exemplo é a Abraçadeira Arrowhead sem arco ou disco, que é usada em furos redondos. Sua fixação é feita de forma simples por pressão e é uma das principais escolhidas para áreas com espaço limitado. Esse modelo tem sido muito aplicado em painéis de veículos, devido sua variedade de espessuras e diâmetro de furo.

Abraçadeira de fixação com clip FirTree (pinheiro) e disco, impede a entrada de sujeira no furo.
Abraçadeira com FirTree e disco, ideal para impedir a entrada de sujeira no furo.

Outra opção para fixação em furos são as Abraçadeiras Fir Tree. Projetadas principalmente para a fixação de chicotes de cabos no interior dos veículos, são muito práticas e permitem fixação de uma grande variedade de cabos de diferentes espessuras.

Além disso, a Abraçadeira Fir Tree é muito fácil de ser montada, pois não requer nenhum tipo de ferramenta.

 

 

Abraçadeiras Série T

As populares abraçadeiras da Série T são muito aplicadas para organizar os cabos do interior dos veículos. Apesar de bastante conhecidas pelo modelo standard fabricado em Poliamida 6.6 (PA66), elas também estão disponíveis em outros tipos de matéria como a Poliamida 6.6 estabilizada ao calor (PA66HS).

As Abraçadeiras Série T estabilizadas ao calor são especialmente preferidas pela indústria automotiva por suportarem temperaturas mais elevadas.

Clips Autotravantes

Fixar cabos com os clipes autotravantes acopláveis é simples, rápido e seguro. Com um fecho de “empurra-trava” para fixação de cabos no interior do veículo. A Série IAHC possui excelente resistência às vibrações e permite fácil substituição da amarração em caso de manutenção.

Elementos de Fixação para Tubos e Chicotes

Utilizados principalmente para fixação de tubos e chicotes em painéis, as Séries PC e IPC-AH são fáceis de serem montadas, acopladas e fixadas em fios e mangueiras, sem a necessidade do uso de ferramentas.

Soluções para proteção

A malha de poliéster HEGPX é ideal para proteger os cabos contra abrasão.
Malha HEGPX: ideal para proteger os cabos contra abrasão.

Dentre as diversas soluções para proteção da HellermannTyton, é possível destacar a  Malha de Poliéster: HEGPX20. Essa malha é muito aplicada para a proteção do isolamento do cabeamento interno dos veículos, já que possui excelente resistência a abrasão.

Outro aspecto dessa malha é que ela é utilizada principalmente nos locais onde há necessidade de expansão elevada, pois consegue expandir até 3 vezes mais do seu diâmetro normal. Além disso é um material livre de halogênio, o que significa que tem baixa emissão de fumaça e gases tóxicos.

 

Por fim, para garantir o uso correto do produto, é importante que a malha de poliéster HEGPX20 seja aplicada com a ferramenta de corte quente HSG0 que evitará o seu desfiamento.

Converse com a HellermannTyton

Pense em algo que deseja criar e entre em contato com a HellermannTyton: com certeza nós iremos encontrar a melhor solução para você!

#43

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *