março 16, 2021 / Notícias da empresa, Soluções para Mercados e Indústrias

Design eficiente de painéis elétricos: saiba como otimizar o gerenciamento de cabos

Design eficiente de painéis elétricos: saiba como otimizar o gerenciamento de cabos

Nos painéis elétricos, quando os cabos não apenas parecem desarrumados, mas realmente não estão dispostos adequadamente nas canaletas, fazem com que o trabalho de manutenção e a instalação levem mais tempo do que o necessário, sejam ineficientes e tenham um custo mais alto. Na pior das hipóteses, os sistemas operacionais podem até ser interrompidos, já que danos ao isolamento sensível do cabo – resultantes do atrito com partes afiadas ou rebarbas das canaletas geradas durante o trabalho de manutenção – resultarão em sinais incorretos ou em curto-circuito.

Por isso, quando se trata de equipamentos de painéis elétricos, menos é mais: a consolidação de recursos e funções é uma das principais metas do projeto na evolução da maioria das tecnologias. Mas como várias funções podem ser integradas em um único dispositivo para tornar os sistemas mais inteligentes, rápidos e fáceis de usar? Experimentamos isso todos os dias com nossos smartphones e televisões; e o painel elétrico não é exceção.

Muitos componentes elétricos consolidam várias funções e recursos, previamente manipulados por componentes separados, em novos pacotes menores – além de adicionar novas funcionalidades de detecção, monitoramento e comunicação aos painéis elétricos e sistemas de controle.

Colocando mais em menos – consolidando a funcionalidade do painel elétrico

Quando falamos sobre consolidação de recursos e funções, parte desse cálculo certamente visa reduzir o tamanho físico ou o número de componentes. E como exatamente são projetados os painéis elétricos?

O design eficiente dos painéis elétricos leva em consideração a relação entre as diferentes variáveis com as quais um painel será submetido e é preciso avaliar com cuidado a seleção de componentes adequados e o número necessário de circuitos elétricos. O painel deve sempre ser projetado tendo em vista a carga total e o tempo de atividade esperado total para qualquer condição.

Roteamento seguro e com economia de espaço com as canaletas HelaDuct Flex.
: As canaletas HelaDuct Flex proporcionam segurança e economia de espaço.

Para economizar espaço nos painéis elétricos, muitas vezes os “técnicos” instalam o maior número possível de cabos no duto de fiação. Mas, quanto mais “amontoados”, mais esses cabos se soltam ou caem. Mesmo que o instalador tenha sucesso, os cabos inevitavelmente vão se soltar quando a tampa for removida para a próxima inspeção de manutenção.

Muitos “técnicos”, inclusive, usam métodos totalmente errados para manter a fiação dos painéis elétricos sob controle, colocando faixas de borracha nos dutos, pedaços de plástico ou arame retorcido presos entre as nervuras da canaleta.
Essas práticas são simplesmente proibidas para os profissionais e não são soluções permanentes e muito menos aconselháveis. Os fabricantes de painéis elétricos conscientes usam clipes de retenção e outros componentes de qualidade para um eficiente gerenciamento de cabos.

Produtos de identificação facilitam a montagem e a manutenção dos painéis elétricos.
Uma identificação correta facilita a montagem e a manutenção do painel elétrico.

A HellermannTyton oferece uma variedade de acessórios para diferentes requisitos de montagem de painéis elétricos que vai desde canaletas e tubos termocontráteis até produtos para identificação e proteção dos cabos. Eles não apenas facilitam o trabalho rápido, organizado e seguro, mas também causam uma impressão de profissionalismo e de competência ao cliente. Qualquer pessoa que trabalhe com eficientes sistemas de gerenciamento de cabos de qualidade mostra que respeita os requisitos de segurança e deseja apresentar seu trabalho de maneira profissional.

Os clientes querem ver que tudo no painel elétrico parece profissional, organizado e robusto, especialmente se o gabinete acabado estiver instalado, por exemplo, em um navio, trem, parque eólico ou plantas solares, onde está sujeito a fortes vibrações.

Noções básicas de design dos painéis elétricos

Existem quatro princípios básicos de design dos painéis elétricos, ou fases que devem ser seguidas, quando se trata da sua instalação:

  1. Uma revisão completa de toda a documentação técnica e uma sessão de perguntas e respostas para preencher todas as lacunas.
  2. Projeto do sistema de controle e planejamento da produção para maximizar a eficiência.
  3. Montagem e fiação reais do hardware do sistema de controle.
  4. Atualização de toda a documentação final e execução de um procedimento de controle de qualidade muito completo.

As diretrizes para um design eficiente de painéis elétricos incluem:

  • Verificar cada componente em relação à lista de materiais e verificar se a voltagem está correta.
  • A classificação da aparência do painel e a verificação de se todos os dados em cada rótulo estão corretos.
  • Garantir que cada componente seja montado com segurança, testando cada fio e verificando se há fios soltos.
  • Realização de uma verificação de continuidade completa em todos os fios do painel.
  • Ligar o painel de controle e verificar se todas as tensões e barramentos de proteção estão dentro da tolerância.
  • Avaliação de todos os dispositivos para garantir a funcionalidade correta e verificar se o esquema da fiação foi projetado corretamente.
  • Após a conclusão do teste de inicialização, é preciso atualizar toda a documentação, registrando todas as discrepâncias, concluindo os procedimentos finais de montagem e aplicando as certificações adequadas.

Ao final, o objetivo é que os acessórios para o gerenciamento de cabos da HellermannTyton permitam que os fabricantes de painéis elétricos trabalhem com muito mais segurança, rapidez e economia, e ofereçam um produto com muito mais qualidade, durabilidade e escalabilidade. Para conhecer toda nossa linha indicada para montagem de painéis elétricos, basta fazer o download do folheto aqui.

#31

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *