março 18, 2021 / Notícias da empresa, Soluções para Mercados e Indústrias

Identificação em sistemas fotovoltaicos: como HellermannTyton atende os mais diferentes padrões

Identificação em sistemas fotovoltaicos: como HellermannTyton atende os mais diferentes padrões

A energia solar existe há décadas e está se tornando cada vez mais popular a cada ano. Até a década de 1980, a identificação em sistemas fotovoltaicos não seguia padrões definidos pela indústria. Mas, hoje, é necessário que todas as instalações que usam qualquer tipo de energia solar cumpram os mais recentes requisitos de identificação. Existem diferentes tipos de etiquetas necessárias para diferentes tipos de situações e diferentes cenários.

As plantas de energia solar funcionam de uma maneira diferente em comparação com a maioria dos outros sistemas elétricos, razão pela qual é tão importante ter um conjunto exclusivo de requisitos de identificação. A identificação, colocada nos locais certos, ajudará a garantir que todos saibam como trabalhar adequadamente nesses tipos de sistemas.

Embora os riscos de uma fonte solar sejam bastante semelhantes de uma fonte de eletricidade tradicional, as causas exatas dos problemas podem ser muito diferentes. Ter acesso a etiquetas personalizadas ou imprimir etiquetas personalizadas no local é essencial para a segurança geral de qualquer instalação.

Assim como todos os tipos de normas de identificação e segurança, os padrões de identificação em plantas solares vêm sendo atualizados, principalmente para ajudar a melhorar a clareza do que as empresas precisam fazer em diferentes situações.

Etiquetas e marcadores ideais para identificação de painéis solares.
Completa linha de etiquetas e marcadores para identificação de painéis solares.

A HellermannTyton oferece a linha mais abrangente e inovadora de produtos de identificação para a indústria de energia solar e sistemas fotovoltaicos. Para atender às necessidades de seus clientes, desenvolve uma variedade de soluções de rotulagem e impressão. As impressoras, etiquetas e software de identificação foram projetados para ajudar os engenheiros e eletricistas a rapidamente identificarem painéis elétricos, caixas e conduítes para instalações mais rápidas que sejam aprovadas já na primeira inspeção.

 

Preparando as etiquetas

Além de garantir que todas as etiquetas apresentem todo o conteúdo necessário, os gerentes de segurança e equipamentos precisam garantir que cumpram todos os outros requisitos. Alguns dos pontos mais importantes a serem lembrados quanto à conformidade são:

  • Refletividade – Algumas etiquetas devem ser refletivas, portanto, verifique se o material de etiqueta usado atende aos requisitos em questão;
  • Colocação segura – Verifique se a superfície onde a etiqueta será colocada está devidamente limpa e seca, para que seja mantida com segurança;
  • Resistente a UV – Ao colocar etiquetas no exterior, é essencial ter uma etiqueta resistente a UV. Como essas etiquetas serão usadas em sistemas fotovoltaicos, ficando, portanto, mais expostas ao sol, essa preocupação acaba sendo maior do que em outros sistemas;
  • Tamanho dos caracteres – A maioria das palavras de rotulagem do sistema solar precisa ser grande o suficiente para ser facilmente lida. O padrão especificado pelo IFC (International Fire Code) para a maioria das etiquetas é de 3/8” de altura;
  • Coloração – Existem vários requisitos de cores para a cor das etiquetas dos sistemas solares, e é necessário garantir que elas estejam corretas para evitar qualquer tipo de confusão.

Soluções únicas

A HellermannTyton é líder na oferta de soluções únicas que proporcionam identificação de maneira rápida e fácil. Nossa linha de produtos de identificação para aplicações solares conta com uma variedade que desde impressoras versáteis e até etiquetas especiais.

Impressora térmica TT431 para impressão de médio volume em etiquetas e marcadores.
TT431: impressora térmica para impressão de médio volume em etiquetas e marcadores.

A Impressora TT431 de transferência térmica, por exemplo, possui tecnologia de ponta, interface simples de usar e uma solução de custo eficaz para a impressão de etiquetas e marcadores com baixo e médio volume de impressão. Compacta, rápida e de fácil manuseio, foi desenvolvida para identificação de fios e cabos, componentes elétricos e maquinários em geral, e visa atender os montadores de painéis, prestadores de serviços etc.

 

 

Já a linha de etiquetas especiais FOAM são usadas para a identificação de botoeiras de 22 a 30mm de diâmetro, componentes elétricos (disjuntores, relés, chaves etc.), canalização, entre outros. As etiquetas são fornecidas em rolos nas cores branca e preta, autoadesivas. Produzidas em poliéster laminado espesso, resultam em um produto muito semelhante às plaquetas de acrílico ou PVC usadas atualmente nesse tipo de aplicação, mas com a vantagem de serem impressas no sistema de impressão térmico TT4030 ou TT431 (impressora e software), com linha de Ribbon TTRP (resina).

Outro produto que faz parte do sistema de identificação solar da HellermannTyton são os marcadores TIPTAG, que são fixados nos cabos utilizando abraçadeiras da Série T UV T30 ou T50. Esse produto foi desenvolvido para aplicações onde não é possível a utilização de marcadores aplicados pelas extremidades do cabo, seja em função do diâmetro ou deste já estar conectado, e é fornecido em rolos.

O sistema CarryMark Slim é ideal para identificação de cabos fotovoltaicos.
Conjunto de luvas CMS e etiquetas CMFS é ideal para identificação de cabos fotovoltaicos.

Também oferecemos marcadores termocontráteis TLFX, utilizados para aplicações onde a marcação não pode ocupar espaço ou correr no cabo, e o sistema CarryMark Slim, composto de luvas transparentes CMS e etiquetas não adesivas CMFS, que é projetado para identificação de fios e cabos em vários ambientes.

 

 

 

 

E, completando a linha de produtos para identificação de sistemas fotovoltaicos, oferecemos etiquetas contínuas que permitem a impressão de textos em tamanhos grandes, figuras, símbolos e códigos de barras, facilitando a sinalização, o controle dos equipamentos, a estocagem dos materiais, a identificação de tubulações e outros. Essas etiquetas são autoadesivas, contínuas e produzidas em vinil e são fornecidas em rolos nas cores amarela, verde, vermelha e branca.

Quer saber mais informações sobre as soluções de identificação para painéis solares da HellermannTyton? Clique aqui e entre em contato com nossos especialistas.

#32

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *