março 23, 2021 / Aplicações de Produtos, Notícias da empresa

Quais os fatores a considerar para escolher o tubo termocontrátil ideal?

Quais os fatores a considerar para escolher o tubo termocontrátil ideal?

A etapa mais importante na escolha de um tubo termocontrátil ou termoretrátil apropriado para suas necessidades é entender e definir todos os requisitos para o sucesso de sua aplicação. A única maneira de garantir que você está utilizando a solução mais adequada e com melhor custo-benefício é compreender totalmente as necessidades para cada aplicação.

Independentemente de você estar usando um tubo termocontrátil em uma aplicação elétrica como uma cobertura protetora ou por qualquer outro motivo, determinar o tamanho correto é de extrema importância. As duas dimensões mais importantes a serem medidas para sua aplicação são o maior diâmetro que o tubo expandido precisa para deslizar e o menor diâmetro que o tubo precisa cobrir completamente após encolher. Essas duas dimensões serão usadas posteriormente para ajudá-lo a determinar o tamanho necessário e a taxa de contração para a sua aplicação.

Outra dimensão importante a considerar é a espessura mínima da parede. Uma certa espessura mínima de parede pode ser necessária, devido aos requisitos elétricos de sua aplicação. Ou, se o tubo for sujeito a abrasão ou desgaste excessivo, você pode precisar de uma espessura de parede mais grossa do que o tamanho padrão oferece.

Como selecionar a solução mais adequada

Para definir qual o tubo termocontrátil correto para obter o melhor ajuste ao fio, cabo ou objeto a ser revestido, você deve levar em consideração as seguintes características:

  • Espessura da parede após encolhimento
  • Diâmetro do tubo termoretrátil
  • Taxa de contração
  • Mudanças longitudinais após o encolhimento
  • Temperatura mínima de contração
  • Temperatura de utilização

Para cada aplicação, a observação desses parâmetros irá influir na decisão de selecionar um tubo standard ou um produto mais específico, como os termoretráteis com adesivo hot-melt, também conhecidos como tubo de parede dupla, com parede fina, média ou grossa, ou mesmo tubos transparentes.

Vasta gama de modelos, tamanhos e cores de tubos termocontráteis HellermannTyton.
A HellermannTyton conta com diversos modelos, tamanhos e cores de tubos termocontráteis.

Outra etapa crítica na definição dos requisitos de sua aplicação de tubo termoretrátil é entender o ambiente em que será instalado. Por exemplo, o tubo será submetido a abrasão ou flexão excessiva? Entrará em contato com quaisquer óleos, graxas, combustíveis, produtos químicos ou outros fluidos? Também é importante saber se será usado em ambientes internos ou externos. Se for usado ao ar livre, pode estar sujeito a uma exposição excessiva aos raios ultravioleta. Se for ficar deitado ou enterrado no solo, pode ser necessário ter resistência superior à água. Finalmente, um isolamento mais efetivo (conforme obtido com tubos termoretráteis revestidos com adesivo hot-melt) pode ser necessário para proteger qualquer parte sensível do objeto. Todos esses fatores devem ser considerados antes de selecionar seu produto termoretrátil.

Como instalar o tubo termocontrátil com segurança

Ao usar tubos termoretráteis, é preciso tomar cuidado e observar as medidas básicas de segurança para evitar acidentes ou ferimentos. Veja como instalar esses produtos:

Comece escolhendo o tubo de tamanho certo com a taxa de contração correta. Deve cobrir confortavelmente o fio, cabo ou objetos antes de serem encolhidos no lugar para garantir um ajuste perfeito após a contração. Lembre-se de que a contração será em toda a sua largura e comprimento.

Se os componentes a serem cobertos puderem mudar de tamanho após a aplicação, certifique-se de que o tubo tenha expansibilidade suficiente comparando seu diâmetro quando encolhido (chamado de diâmetro “recuperado”) com seu tamanho antes de encolher (chamado de diâmetro “expandido”). Verifique a temperatura de aquecimento recomendada para o tubo para evitar aplicação irregular ou derretimento.

Sempre usar um soprador térmico para garantir o correto encolhimento dos tubos.
Para encolher os tubos, é extremamente importante contar com um soprador térmico.

Corte um comprimento adequado de tubo usando uma tesoura padrão e coloque ou deslize sobre o objeto a ser revestido. Agora é hora de aquecer o tubo, que deve ser feito com o auxílio de um soprador térmico. Não esqueça de usar luvas apropriadas e óculos de proteção no momento de esquentar o tubo.

Na HellermannTyton oferecemos diversos modelos de tubos termoretráteis que atendem aos mais altos padrões internacionais de qualidade, utilizados por diversos setores da indústria, e também em aplicações em residências e escritórios. Entre em contato e saiba qual modelo é o mais indicado para as suas necessidades.

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *