fevereiro 23, 2021 / Soluções para Mercados e Indústrias

Boas perspectivas para o mercado de energia solar

Boas perspectivas para o mercado de energia solar

Segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) e consultorias como a Bloomberg NEF, o mercado de energia solar está em franca expansão, tanto no Brasil quanto em outros diversos países. Para se ter uma ideia inicial da força desse mercado, segundo a associação brasileira, a instalação de painéis solares cresceu 70% entre 2019 e 2020 no país, e os investimentos privados em GD (Geração Distribuída) e GC (Geração Centralizada) podem passar de R$ 22,6 bilhões em 2021, gerando mais de 147 mil empregos.

Já análise da Bloomberg NFE aponta que a energia solar pode ser responsável por quase metade da capacidade de produção de energia elétrica no Brasil até 2050. Durante encontro Absolar Inside, Luiza Demôro, analista chefe da Bloomberg NEF, destacou que “há uma perspectiva de que a economia do País volte a crescer em 2022 e isso fará com que a demanda por energia volte a acelerar. Dessa forma, será preciso aumentar a capacidade por meio das fontes mais econômicas, o que corresponde às renováveis, principalmente solar e eólica”.

O que tem levado o mercado a investir mais na energia solar é o custo da tecnologia necessária para a sua implantação, que vem sofrendo redução. O valor dos módulos fotovoltaicos, por exemplo, caiu quase 90% nos últimos dez anos. Para a analista, o preço da tecnologia é o centro da discussão. Ela também destaca que o Brasil foi o único País na América Latina que continuou atraindo investimentos relevantes.

Desde agosto de 2020, o Governo Federal zerou o imposto de importação de equipamentos de energia solar, medida que ficará em vigor até o final de 2021. Além disso, o Brasil conta com produtos nacionais de alta qualidade para a implantação de painéis fotovoltaicos, como as soluções de gerenciamento de fios e cabos, produzidas pela HellermannTyton.

Ainda durante esses encontros, Ricardo Cyrino, CEO da Atiaia Energia, empresa que atua na prospecção de geração limpa e distribuída, ressaltou o papel da energia renovável na competitividade econômica e no desenvolvimento social, principalmente por conta da disseminação das práticas de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance). Ao final, as energias renováveis não são apenas uma escolha ambiental, são também uma escolha competitiva.

Garantindo o espaço no mercado

Produtos ideais para gerenciamento de fios e cabos em painéis solares.
Produtos de alta qualidade ideais para gerenciamento de cabos em painéis solares.

E como é possível garantir o espaço nesse mercado de energia solar que, segundo Rodrigo Sauaia, CEO da Absolar, “é a fonte renovável mais competitiva do País e uma verdadeira alavanca para o desenvolvimento econômico, social e ambiental? Contando com equipamentos e acessórios para instalação de alta qualidade.

Enquanto muitas instalações fotovoltaicas envelhecem rapidamente sob a influência implacável da luz solar e precisam ser reformadas, a HellermannTyton oferece produtos para gerenciamento de fios e cabos com excelente resistência aos raios UV. Um exemplo é a abraçadeira de poliamida PA11, que foi especialmente desenvolvida para usinas solares e testada com sucesso pelo Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar (ISE).

Uma das características que destaca as soluções da HellermannTyton é que elas mantêm os custos de manutenção ao mínimo por serem produzidas com matérias-primas testadas para aplicação solar, como as produzidas com PA66 estabilizada aos raios UV, assim como abraçadeiras produzidas em PVDF, material com alto índice de resistência à radiação UV. E, para condições extremas, as abraçadeiras de aço inoxidável oferecem alto desempenho e durabilidade.

O portfólio da HellermannTyton conta com clips especiais para aplicações solares, em diversos modelos e projetados com estabilizantes UV, permitem o direcionamento dos cabos fotovoltaicos com ou sem furos predefinidos – soluções que atendem as mais variadas necessidades de fixação de cabos fotovoltaicos, tubos e demais componentes nas placas e nas estruturas das instalações solares. Disponíveis em diversos modelos, os Edge Clips, C-Clips, conjuntos de Edge Clips com abraçadeiras e o fixador autoadesivo MB4A são desenvolvidos com matéria-prima especial para longa duração nas instalações expostas às intempéries.

E, finalmente, uma linha completa de identificação, que abrange desde etiquetas e marcadores especiais para cada tipo de aplicação e ambiente, até impressoras térmicas, completam o portfólio.

Portfólio diversificado e customizado

A HellermannTyton conta com um completo portfólio para a indústria de Solar.
A HellermannTyton conta com um amplo portfólio ideal para a indústria de Energia Solar.

A verdade é que oferecemos um amplo portfólio de produtos para a indústria solar. Mas tem mais, seu projeto é único e somos capazes de desenvolver a solução perfeita para suas necessidades, com materiais que atendam às demandas individuais e especificações da aplicação pretendida.

Teste os nossos produtos para se assegurar de suas qualidades. Sua lista de verificação rigorosa deve incluir os seguintes itens: montagem rápida, estabilidade confiável, resistência duradoura ao clima e forças de extração extremamente fortes. E quando você fizer o teste, verá que que cada um desses requisitos é bem atendido.

Queremos ser parceiros, não apenas fornecedores e, por isso, nos preocupamos tanto com a qualidade e durabilidade de nossos produtos, assim como com a assistência técnica. Conheça as nossas soluções de gerenciamento de cabos para plantas de energia solar.

#25

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *