janeiro 14, 2021 / Soluções para Mercados e Indústrias

Conheça soluções HellermannTyton para dar mais agilidade à instalação de painéis solares

Conheça soluções HellermannTyton para dar mais agilidade à instalação de painéis solares

Globalmente, o mercado de energia solar tem apresentado um bom desempenho em 2020 e, segundo a organização ambientalista britânica Ember, o uso das energias eólica e solar aumentou 14% no primeiro semestre desse ano, em comparação ao mesmo período de 2019. E no Brasil, impulsionado em parte pela isenção de impostos de importação de equipamentos de energia solar anunciado pelo Governo Federal, que vale até o final 2021, as notícias sobre o setor também são animadoras, com maior adesão tanto por parte de consumidores pessoa física, quanto de empresas.

Segundo levantamento da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) de janeiro a junho de 2020 o setor adicionou 1381 megawatts (MW) em capacidade instalada, representando um crescimento de 30,6% em relação ao histórico consolidado até o final de 2019. Ainda no primeiro semestre de 2020, o setor gerou mais de 41 mil empregos.

Completando as boas notícias, segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2019 a instalação de placas fotovoltaicas cresceu três vezes mais do que em 2018. E o MME (Ministério de Minas e Energia) prevê que o número de instalações quadruplique até o final de 2029.

Os melhores produtos para painéis solares

Existem duas opções para o material de gerenciamento de fios e cabos em painéis solares: metal ou plástico, sendo que algumas vezes são usados produtos com os dois materiais. A maioria das soluções metálicas de gerenciamento de cabos é produzida com aço inoxidável, com ciclo de vida extremamente longo, muitas vezes excedendo a vida útil do próprio painel fotovoltaico.

Nossos engenheiros desenvolveram sistemas especialmente pensados para uso em ambientes adversos, perfeitos para garantir a durabilidade e a segurança na organização de fios e cabos em painéis solares.

Conheça os nossos produtos

Painéis solares geralmente são instalados, claro, em regiões com alta insolação e temperaturas elevadas. E como os painéis fotovoltaicos e seus componentes estão sempre expostos a níveis intensos de radiação UV, o uso de aço inoxidável como matéria-prima para abraçadeiras gera um valor inestimável, principalmente porque o material que usamos pode suportar temperaturas muito elevadas.

Além disso, as abraçadeiras de aço inoxidável MBT, ideais para aplicações onde é preciso garantir alta segurança, oferecem alta resistência à tração e ao fogo e, também, são resistentes à ferrugem e corrosão por ácidos.

Para completar a sua alta usabilidade, seu mecanismo de travamento patenteado e não recuperável é feito com uma ou duas esferas, garantindo ainda mais segurança.

EdgeClip metálico para uso em painéis solares.
EdgeClip MSC2 para fixação rápida de cabos em painéis solares sem necessidade de ferramentas.

Entre as soluções EdgeClip, temos o modelo MSC2, especialmente desenvolvido para fixação e direcionamento dos cabos fotovoltaicos – um ou dois cabos – em bordas e perfis metálicos ou plásticos. Esse produto elimina a necessidade de furos para sua aplicação e garante alta resistência na fixação devido seu grampo metálico integrado.

Com bordas lisas e arredondadas para não danificar o isolamento dos cabos, seu layout permite uma montagem rápida e direta sem a necessidade de ferramentas, o que reduz os custos quando se trata da organização de cabos fotovoltaicos, tubos e demais componentes nas placas solares.

O EdgeClip MSC2 é fabricado em aço inoxidável AISI 304 que oferece, além de alta resistência mecânica, excelente propriedade anticorrosiva.

Impressora para marcadores de aço inox.
M-BOSS Compact – para gravação de alto relevo em marcadores de aço inoxidável.

Estamos sempre inovando e buscando as soluções mais duradoras e certamente, como os painéis solares estão expostos a altas temperaturas durante todo o dia, sistemas de identificação de fios e cabos que utilizam materiais como plástico ou papel não seriam os mais eficientes.

Por isso, desenvolvemos o sistema de gravação em relevo M-BOSS, que oferece a possibilidade de identificar de forma rápida e permanente placas de aço inoxidável. Como o nome diz, a máquina é muito compacta e já provou sua eficiência em ambientes offshore, com alto nível de confiabilidade em plantas solares.

Consulte a HellermannTyton e tenha as melhores opções para a sua instalação de painéis solares.

#16

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *