março 2, 2021 / Soluções para Mercados e Indústrias

Entenda a importância da gestão de fios e cabos para um projeto de planta solar

Entenda a importância da gestão de fios e cabos para um projeto de planta solar

Uma das tarefas mais importantes para um projeto de planta solar e um sistema fotovoltaico é a correta gestão de fios e cabos, que vai minimizar a manutenção, otimizar a segurança e, assim, aumentar a vida útil de fios e cabos e do sistema. Fios e cabos são um dos aspectos mais críticos das plantas solares e, portanto, requerem um processo de gestão profissional que vai evitar falhas no local, o que pode resultar em altos contratempos financeiros.

Os fios e cabos são projetados para operar por um período de 20 a 25 anos em plantas solares e sofrem com a exposição a altas temperaturas, umidade, ventos, roedores e outros animais que gostam de viver à sombra dos painéis solares e que se alimentam de cabos pendurados, o que pode os danificar e afetar o seu desempenho e, consequentemente, reduzir a produção da planta de energia solar.

A verdade é que embora a gestão de fios e cabos muitas vezes seja ignorada, ela é uma parte importante da instalação e aumenta a longevidade do painel fotovoltaico. O gerenciamento adequado dos cabos minimiza a manutenção, otimiza a segurança e permite que os painéis solares possam durar mais de 25 anos.

Já uma gestão descuidada de fios e cabos após a instalação fotovoltaica levará a perdas. Fios e cabos estão sujeitos a cargas térmicas, mecânicas e externas. Assim como o restante do sistema, eles precisam durar os 25 anos estipulados ou mais e sem que falhas comprometam não apenas a confiabilidade do sistema, mas também a sua segurança.

Usando soluções especialmente desenvolvidas para a gestão de fios e cabos em plantas de energia solar, como a abraçadeira ideal, soluções ou sistemas complexos para aplicação em plantas solares, os custos de manutenção são consideravelmente reduzidos, garantindo que a energia solar gerada tenha um custo totalmente competitivo e que possa ser comercializado de forma confiável.

A importância de contar com materiais adequados

Assim como o clima, a gestão inadequada de fios e cabos e a falta de estratégia pode ter consequências catastróficas. Mas, ao contrário de tempestades e desastres naturais, falhas no gerenciamento de fios em instalações solares não são somente previsíveis, mas também facilmente evitáveis.

Vamos tomar como exemplo o dano ao revestimento do cabo devido à não aplicação de clipes de metal. Não é incomum ver trabalhadores batendo em clipes de metal baratos e mal projetados com uma chave de fenda. Isso não apenas distorce o clipe real, o que afeta o desempenho, mas também pode causar danos ao próprio módulo.

EdgeClips para fixação de cabos e tubos diretamente em bordas de chapas.
EC39 e EC41: EdgeClips para fixação de cabos e tubos diretamente em bordas de chapas.

A solução é usar produtos com montagem rápida e direta sem a necessidade de ferramentas, o que reduz os custos quando se trata de fixação de cabos fotovoltaicos, tubos e demais componentes nas placas solares. O Edge Clip, por exemplo, foi desenvolvido para fixação e direcionamento dos cabos fotovoltaicos em bordas e perfis metálicos ou plásticos.

Esse produto elimina a necessidade de furos para sua aplicação e garante alta resistência na fixação devido seu grampo metálico integrado e acomodação de um ou dois cabos. Fabricado em aço inoxidável AISI 304, além de alta resistência mecânica, possui excelente propriedade anticorrosiva e bordas lisas e arredondadas para não danificar o isolamento dos cabos, podendo rapidamente ser instalados com a mão.

As abraçadeiras de aço inox são ideais para ambientes mais desafiadores.
Série MBT: abraçadeiras de aço inox ideais para ambientes mais desafiadores.

Já as abraçadeiras fabricadas com aço inoxidável que podem suportar temperaturas mais elevadas (+538º) são ideais para regiões onde os painéis fotovoltaicos e seus componentes estão sujeitos a níveis intensos de radiação UV. Nossos produtos passaram por testes de laboratório intensivos, simulando uma exposição de três anos ao ar livre. Os resultados foram excelentes, mas, mesmo assim, abraçadeiras foram enviadas para o deserto por três anos, sendo submetidas a condições reais.

O barato sai caro

Uma planta solar localizada em um ambiente desértico, contava com abraçadeiras de cabo baratas presas ao módulo solar, sem proteção UV. Após três substituições em quatro anos, o proprietário desta instalação decidiu colocar um ponto final nessa fonte de prejuízo: especificou e conseguiu encontrar um produto que correspondesse aos riscos de calor constante, vento, sol e termociclagem.

Quando pensamos em grande escala, como em fazendas solares, a importância da gestão de fios e cabos ainda deve levar em consideração a termociclagem. Vamos entender o que é esse fenômeno: no início da manhã, a temperatura pode ser bem mais baixa do que ao meio dia, o que faz com que a estrutura se mova, assim como as abraçadeiras e clipes.

O problema é que se não for usada uma abraçadeira adequada para ambientes externos, ela pode se quebrar. E também pode provocar danos no cabo e falhas devido a bordas afiadas em um clipe de metal barato e conectores que se separam lentamente porque são mantidos no lugar com muita força. Com todo esse movimento, cuidados especiais devem ser tomados para garantir que os fios estejam protegidos contra danos.

#27

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *