março 4, 2021 / Soluções para Mercados e Indústrias

Saiba como simplificar a montagem de painéis elétricos

Saiba como simplificar a montagem de painéis elétricos

Um gerenciamento de cabos eficiente é fundamental para simplificar a montagem de painéis elétricos já que, com os componentes certos, você pode fazer a instalação de forma altamente compacta, o que, por sua vez, permite economizar o espaço necessário no painel de controle. Um exemplo são os componentes de proteção flexíveis, que facilitam o roteamento e o aproveitamento do espaço.

E como podemos simplificar a montagem de painéis elétricos? Veja três abordagens que vão facilitar e muito o seu trabalho, além de garantir maior eficiência:

Otimização de espaço

Na maioria dos setores, a alocação de espaço é normalmente uma das maiores despesas associadas à administração do negócio. Os gerentes das instalações de manufatura ou plantas de processo são forçados a utilizar seu espaço da maneira mais eficaz e eficiente. Portanto, eles estão constantemente lutando para maximizar o uso dos espaços em suas instalações, colocando os equipamentos no menor espaço possível.

Como resultado, os projetistas e construtores de máquinas são desafiados a reduzir continuamente o tamanho das máquinas que estão projetando. Isto, por sua vez, desafia o engenheiro de controles a projetar e construir painéis de controle mais compactos, o que é uma tarefa muito difícil.

Os desafios associados ao design de painéis de controle e gabinetes menores incluem considerações para separação de cabos, gerenciamento térmico, entrada de cabos, interferência eletromagnética (EMI), raio de curvatura do cabo e espaço para expansão futura. Considerações de segurança como riscos de arco elétrico e conformidade com códigos e normas também devem ser incluídas nessa fase de projeto.

Heladuct Flex: canaleta flexível que pode ser fixada com adesivo dupla face ou parafusos.
A canaleta flexível Heladuct Flex pode ser fixada com adesivo dupla face ou parafusos.

O gerenciamento de cabos desempenha um papel importante nesse desafio, e itens como as canaletas Heladuct Flex, da HellermannTyton, fazem a diferença, garantindo a condução, proteção e roteamento de fios e cabos em instalações elétricas e quadros de comando de forma altamente flexível, permitindo a instalação até em ângulos de 90º ou superiores.

Mitigação de Ruído

O ruído elétrico, ou EMI, é uma área cada vez mais identificada como a causa raiz de falhas no sistema. Os riscos de EMI aumentam como resultado da necessidade de adicionar mais redes, componentes e dispositivos de energia enquanto se tenta ao mesmo tempo minimizar a área ocupada do painel de controle para reduzir os seus custos.

Os métodos mais comuns usados para reduzir a EMI dentro do gabinete são separar os caminhos da fiação adequadamente e aplicar mais produtos de aterramento. No entanto, o espaço adicional tem um preço alto e mais caminhos de aterramento podem resultar em loops e caminhos de aterramento inseguros. O design do aterramento e dos caminhos devem ser considerados no início da fase de projeto.

Proteção ambiental

O objetivo principal do gabinete é proteger os controles vitais e a infraestrutura do painel de controle. Usuários finais precisam contar com essa proteção para garantir a operação ideal do sistema. A vida útil dos sistemas elétricos está diretamente relacionada à sua temperatura de operação. Para cada 10°C acima da temperatura ambiente normal, a expectativa de vida de sistemas elétricos é reduzida em 50%.

Ao selecionar uma infraestrutura de gabinete e painel de controle, é importante entender todos os fatores relevantes para a aplicação específica. Esses fatores incluem os padrões apropriados, os requisitos de entrada e o ambiente, incluindo a temperatura, quaisquer produtos químicos presentes e a ocorrência de EMI.

O ambiente é crítico para selecionar o gabinete e os componentes da infraestrutura interna. Produtos químicos presentes no ambiente ou usados em processos industriais podem ditar o material do gabinete para fornecer proteção ideal contra corrosão e garantir uma longa vida útil. A temperatura ambiente geralmente afeta como as condições do gabinete interno são mantidas. Os compartimentos montados em climas frios podem exigir calor para controlar a condensação enquanto aqueles em climas quentes e úmidos podem exigir resfriamento para desumidificação e controle de temperatura.

A localização do gabinete também desempenha um papel crítico nos critérios de seleção. Por exemplo, gabinetes montados em ambientes fechados podem ter características completamente diferentes em comparação com aquelas montados ao ar livre e gabinetes expostos à luz solar que estão sujeitos a raios ultravioleta (UV) e a altas cargas de calor dentro do gabinete.

Soluções completas para otimizar a montagem de painéis elétricos.
A HellermannTyton conta com diversas soluções que otimizam a montagem de painéis elétricos.

Desenvolvemos soluções eficientes de gerenciamento de cabos para clientes de diversos setores há décadas. Como observamos continuamente os mercados e nunca paramos de perguntar aos nossos clientes sobre o potencial de otimização, uma valiosa cultura de compartilhamento de informações e de inovação criou raízes na HellermannTyton. É isso que impulsiona nossa inventividade dia após dia. Como resultado, temos orgulho de ser uma inspiração criativa e instigadora de novas ideias. Já tivemos casos em que um cliente teve uma ideia totalmente nova apenas examinando nosso kit de protótipos, que depois passou a ser parte permanente de todo o sistema de gerenciamento de cabos.

A capacidade de trabalhar de forma eficiente nos menores espaços possíveis e implantar sistemas poderosos não acontece por acaso, é fruto de muita pesquisa e atenção a cada detalhe, oferecendo para cada indústria soluções sob medida para a montagem de painéis elétricos.

#28

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.