abril 8, 2021 / Soluções para Mercados e Indústrias

Conheça 8 sinais de que está na hora de um upgrade no seu painel elétrico

Conheça 8 sinais de que está na hora de um upgrade no seu painel elétrico

O painel elétrico é um componente essencial do sistema elétrico da sua casa, edifício ou indústria. Dentro do painel, existem circuitos que transportam eletricidade para tomadas, luzes, aparelhos e máquinas. O número e o tamanho dos circuitos é que vão determinar a sua capacidade elétrica. Se você estiver enfrentando problemas elétricos como os que verá adiante, talvez seja hora de fazer um upgrade no seu painel elétrico.

Antes de tudo, a primeira etapa do processo de upgrade é determinar a carga elétrica da sua casa. Você tem corrente suficiente para atender às suas necessidades elétricas? Se você pensa em eletricidade como a água que flui pela sua casa, a corrente é a taxa na qual a eletricidade flui. Algumas décadas atrás, 60 amperes eram suficientes para atender às necessidades de uma família. Hoje, residências maiores que usam muita eletricidade precisam pelo menos de 150 a 200 amperes.

Os upgrades do painel dão à sua casa ou instalação a capacidade de processar mais energia e distribuí-la de maneira mais eficaz e eficiente. Por isso, quando se trata de atualizar seu painel elétrico, você tem várias opções:

  • Fazer o upgrade do painel elétrico para trazer mais energia para sua casa ou instalação;
  • Substituir o medidor e o disjuntor por um que possa suportar mais energia;
  • Substituir os componentes antigos ou danificados;
  • Adicionar circuitos para poder adicionar mais tomadas;
  • Substituir os circuitos que causam problemas para remover os riscos elétricos;
  • Atualizar os circuitos para atender aos padrões atuais de segurança elétrica;

Hora de um upgrade: quando os sinais estão evidentes

Vamos agora apontar algumas situações que indicam a necessidade de dar um upgrade no seu painel elétrico:

1. O painel elétrico parece quente

Um painel elétrico quente indica uma sobrecarga elétrica, componentes desgastados ou instalação incorreta. Geralmente não é seguro continuar usando o painel elétrico, se esse for o caso. Desligue a rede elétrica e marque uma visita do eletricista.

2. O painel elétrico emite um cheiro de queimado

Certamente um cheiro de queimado indica um disjuntor defeituoso ou uma conexão inadequada. O uso continuado pode colocar sua casa ou instalação em risco, por isso é recomendável desligar a rede elétrica até que um profissional elétrico possa averiguar qual é o problema. Na maioria dos casos, o painel elétrico precisará ser atualizado, especialmente se o seu uso elétrico aumentou desde que o painel elétrico foi instalado.

3. O painel elétrico ainda está equipado com uma caixa de fusíveis

Os fusíveis podem ter sido o padrão na década de 1960, mas ficaram obsoletos e foram substituídos por disjuntores mais seguros e eficientes. É por isso que os engenheiros elétricos recomendam a substituição das caixas de fusíveis, mesmo na ausência de danos ou problemas óbvios. Os fusíveis queimam e precisam ser substituídos, o que é um inconveniente que pode ser evitado com o uso de disjuntores reinicializáveis.

4. Os disjuntores não conseguem permanecer redefinidos

Se você estiver tendo um problema e precisar redefinir o disjuntor, mas ele não permanecer assim ou não restabelecer a energia, é provável que haja um problema no painel elétrico.

5. Os disjuntores desarmam com frequência

Etiquetas autoadesivas são fundamentais para a identificação dos circuitos elétricos.
Etiquetas autoadesivas ajudam identificar todos os circuitos do painel elétrico.

Conectar muitos aparelhos em um único circuito pode desarmar um disjuntor típico. Se o seu tende a desarmar mesmo que a carga do circuito esteja bem abaixo do limite, o disjuntor pode precisar ser substituído. Consulte um fornecedor elétrico se esse problema persistir em toda a casa. O mesmo pode ser dito se as luzes diminuírem ou piscarem com frequência, especialmente quando você usa outros aparelhos.

6. Você comprou novos aparelhos ou equipamentos

Embora muitos dos aparelhos domésticos ou equipamentos industriais de hoje sejam eficientes em termos de energia, o uso de vários ao mesmo tempo aumentará a carga no painel elétrico. Um painel elétrico doméstico típico, há 20 anos, atingia entre 60 e 100 amperes, enquanto os painéis de hoje podem ter até 200. A contagem mais alta de amperes fornece ao painel elétrico mais espaço para acomodar o aumento da carga.

7. Fiação velha ou danificada

Na medida em que a fiação envelhece e começa a se deteriorar, você pode ver as luzes tremeluzentes, sofrer um choque ao tocar em um eletrodoméstico, sentir um cheiro de queimado perto dos eletrodomésticos ou qualquer marca preta desbotada no painel. Portanto, se você observar esses tipos de sinais, há um problema com sua fiação e procure imediatamente serviços para atualizar o painel elétrico.

8. Uso de extensão e adaptadores de tomada

Provavelmente um dos sinais mais comuns de que está na hora de fazer um upgrade no painel elétrico é quando começa a ser necessário usar cabos de extensão e adaptadores de tomadas – os famosos benjamins – para alimentar todos os aparelhos. Sendo assim, ao atualizar o seu painel, você pode adicionar circuitos e tomadas para reduzir os potenciais riscos de incêndio causados por filtros de linha e cabos de extensão. Os cabos de extensão são comuns na maioria das residências, mas nem sempre são tão seguros e convenientes quanto você imagina. De fato, os cabos de extensão geralmente são projetados para uso breve, talvez durante feriados ou eventos de curta duração.

Além disso, extensões criam um sério risco de uma pessoa tropeçar. Por isso os fios elétricos geralmente são mantidos dentro ou juntos das paredes – um sistema protegido de fiação leva a menos desgaste. Os fios deixados espalhados pelo chão podem ficar em curto, dobrados ou presos, levando a tomadas danificadas, disjuntores desarmados ou até fogo. Então, se você está constantemente usando cabos de extensão ou benjamins, é hora de atualizar o painel elétrico e instalar mais algumas tomadas.

Como garantir a segurança pós atualização do painel elétrico?

Após verificar que seu painel elétrico precisa ser atualizado, é muito importante contar com um eletricista profissional para indicar quais os pontos de melhoria necessários. Além disso, é imprescindível contar com produtos de qualidade para gerenciamento de fios e cabos.

Canaletas livres de halogênio não emitirem gases tóxicos em caso de incêndio.
Canaletas livres de halogênio garantem segurança em caso de incêndio.

Por exemplo, usar tubos termocontráteis para isolar barramentos elétricos e marcadores para identificar corretamente os circuitos para facilitar possíveis manutenções futuras são algumas dessas ações. Outra observação importante é que se o painel se encontra em um local com grande circulação de pessoas, é indicado usar canaletas livres de halogênio.

 

 

 

Para que essas e outras necessidades de gerenciamento de cabos nos painéis elétricos sejam atendidas, a HellermannTyton pode te ajudar. Clique aqui e faça o download do folheto de produtos para painel elétrico e confira toda a linha de produtos para essa função.

#37

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *