abril 1, 2021 / Soluções para Mercados e Indústrias

Como as ferramentas automáticas ajudam na otimização de processos na indústria automotiva

Como as ferramentas automáticas ajudam na otimização de processos na indústria automotiva

Globalmente, a indústria automotiva é um dos setores mais automatizados e, também, um dos que adotam mais rapidamente as novas tecnologias. Trabalhando em estreita colaboração com outras empresas, a tecnologia vem redefinindo como os carros são fabricados e como funcionam.

Com o intuito de fornecer veículos mais avançados, seguros e confortáveis, a indústria automotiva tem trabalhado nos últimos anos lado a lado com grandes empresas de tecnologia. Desse modo, carros tem se tornando dispositivos inteligentes com recursos avançados de frenagem de emergência, tecnologia de mapeamento para direção autônoma, além dos novos modelos elétricos.

Cada vez mais os carros facilitam nossa vida, oferecendo mais segurança, conforto e até mesmo diversão para irmos de um ponto A ao ponto B.

O futuro está na tecnologia preditiva

É notável como os carros cada vez mais se parecem com “caixinhas inteligentes”, repletos de funcionalidades e sistemas eletrônicos extremamente complexos. O uso tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e de Aprendizado de Máquina (Machine Learning – ML), também torna mais complexo o gerenciamento de fios e cabos.

Essas inovadoras tecnologias estão não apenas personalizando a experiência de dirigir – uma demanda do novo “motorista conectado” – como têm um papel importante no futuro da indústria automotiva. Além de melhorar a experiência do cliente, a IA e a ML entregam capacidades preditivas que estão se tornando mais prevalentes nos veículos.

Além disso, cada vez mais fabricantes estão aplicando algoritmos que usam dados para automatizar o processo de configuração de um veículo. Um exemplo desse uso é o sistema de entretenimento e suas preferências de aplicação. Sendo assim, os carros já se tornaram dispositivos IoT que podem se conectar a smartphones e receber comandos de voz.

A tecnologia preditiva também pode ser usada na forma de sensores que informam ao proprietário se o veículo precisa ou não de manutenção. Dependendo da quilometragem, uso e condição do carro, a inteligência embarcada informa sobre quaisquer riscos que afetem a segurança ou o bom funcionamento.

Tecnologia é fundamental em todos os processos

Cada vez mais os carros são baseados em sistemas eletrônicos e inteligência, o que faz com que o seu interior tenha uma maior quantidade de fios e cabos para alimentar todas essas soluções, demandando uma correta e eficiente fixação e amarração dos chicotes. Mas imagine se cada uma das abraçadeiras usadas nos quilômetros de fios que formam os chicotes que correm por dentro dos carros fosse colocada uma a uma, de forma manual? Adeus agilidade, adeus otimização de processos, adeus linha de produção eficiente.

A ferramenta Autotool 2000 CPK permite amarração de chicotes com até 20mm de diâmetro.
Autotool 2000 CPK: ferramenta automática para amarração de diâmetros de até 20mm.

A chave para a otimização desse processo de amarração dos chicotes está no uso de ferramentas automáticas para aplicação de abraçadeiras como a Autotool 2000 CPK, operada eletricamente. Desenvolvida especialmente para aumentar a velocidade do processo de amarração, seu uso permite que o processo de produção seja mais eficiente, e é ideal para aplicações de alto volume em chicoteiros e montadoras, com tempo de ciclo que varia de 0,8 a 1,2 segundos, com processo padronizado, corte e amarração de diâmetros de até 20mm.

Além da alta velocidade de amarração, o sistema de aplicação de abraçadeiras Autotool 2000 CPK oferece alta ergonomia e facilidade de operação, com um visor para configuração e informações ao usuário em 20 idiomas.

Inúmeras vantagens em uma só ferramenta

Um dos grandes diferenciais é o software HT Data Management CPK, que permite, entre outras funcionalidades, fácil parametrização da ferramenta para cada aplicação, via computador. Além disso, o software permite exportar dados de produção, compilando a documentação de forma consistente para todo o processo de amarração via ferramenta.

Ferramentas automáticas otimizam o processo de amarração de cabos na indústria automotiva.
A Autotool 2000 CPK pode ser integrada em linhas de produção totalmente automatizadas.

Outra vantagem é que a Autotool 2000 CPK pode ser usada em aplicações fixas ou móveis, com suporte de bancada CPK ou balancim CPK. Para completar a lista de benefícios, a ferramenta de aplicação de abraçadeiras pode ser integrada em linhas de produção totalmente automatizadas por meio de uma interface de serial.

Completando a lista de benefícios, você precisa conhecer o Portal Autotool CPK, um serviço oferecido pela HellermannTyton que entrega downloads individuais e suporte personalizado. Após criar a sua conta HellermannTyton, você passa a ter acesso a downloads e atualizações periódicas do software, além de total suporte técnico.

Mais opções de ferramentas

Além da Autotool 2000 CPK, a nossa linha de ferramentas automáticas inclui também a Autotool 2060 e a ATS3080. Cada uma delas possui características específicas para atender a aplicações diversas no setor automobilístico.

Autotool 2060: ideal para amarrações de chicotes de cabos com até 31mm de diâmetro.
A ferramenta Autotool 2060 permite amarração de chicotes com até 31mm de diâmetro.

Por exemplo, a Autotool 2060 é um sistema automático de amarração de abraçadeiras em diâmetros de até 31mm com ciclo de 1,2s. Seu uso é específico para uma linha especial de abraçadeiras de 150mm de comprimento com serrilhado interno. A operação e a manutenção dessa ferramenta são facilitadas pelo autodiagnóstico disponibilizado no seu painel de LED. Assim como a Autotool 2000 CPK, ela permite aplicações fixas e móveis desde que usada em conjunto com o suporte de bancada ou o balancim.

 

 

 

 

A ferramenta automática ATS3080 permite amarração de chicotes com diâmetros de até 80mm.
Ferramenta automática ATS3080: para amarração sem desperdícios de diâmetros de até 80mm.

Já a ATS3080 é um sistema automático de amarração para diâmetros até 80mm com alta qualidade a partir de um inovador combo de fita contínua e fechos, que oferece uma amarração sem desperdício e com corte rente. A ferramenta conta com garras de diâmetros de 30, 50 e 80mm, inclusas, e um tempo de ciclo que vai de 1,1 a 2,4 segundos. Com um dispositivo especial, a ATS3080 pode ser totalmente integrada em linhas de produção automatizadas.

 

 

 

 

Todas as ferramentas contam com uma fonte de energia Power Pack, específica para cada modelo.

Se quiser mais informações sobre as ferramentas automáticas da HellermannTyton, entre em contato com nossos especialistas.

#36

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *