março 30, 2021 / Soluções para Mercados e Indústrias

Saiba o que considerar ao escolher marcadores de cabos para painéis elétricos e instalações em geral

Saiba o que considerar ao escolher marcadores de cabos para painéis elétricos e instalações em geral

Se em casa, uma pessoa com um home theater, estação de trabalho ou qualquer espaço com muitos cabos agrupados conhece a sensação extremamente irritante de desconectar ou conectar o cabo errado, imagine esse cenário em um painel elétrico de uma instalação industrial. Selecionar o cabo certo pode ser tão difícil quanto desarmar uma bomba, especialmente quando todos os fios parecem iguais. Mas existe uma maneira simples, rápida e eficaz de garantir que você nunca mais precise se preocupar – os marcadores de cabos da HellermannTyton.

A verdade é que quanto mais complexa a estrutura de cabos e fios, mais importante – e desafiador – é acompanhar tudo. O que leva aonde? Qual cabo faz o quê? Por isso a importância de escolher os melhores marcadores de cabos para cada necessidade, afinal, cabos e fios que não estão claramente identificados podem tornar o trabalho de reparo e manutenção demorado, perigoso e com custo elevado.

Sendo assim, é muito importante ter em mente que algumas ações são necessárias antes de começar o processo de identificação no seu ambiente de trabalho, por isso listamos algumas sugestões para te ajudar nesse processo.

Treinamento para marcação de cabos

Marcador tipo anilha WIC, para identificação de cabos já instalados.
Identificação rápida e fácil de cabos conectados com o uso do marcador WIC.

Marcar corretamente todos os fios no local de trabalho é uma maneira importante de melhorar a segurança geral de uma instalação. No entanto, nem sempre é tão fácil quanto se gostaria que fosse a sua implementação. Ter uma estratégia eficaz de marcação de cabos em funcionamento somente terá efeito se você também tiver os funcionários e outras pessoas que trabalham na instalação devidamente treinados para que possam seguir esses padrões. Felizmente, o treinamento para marcação de cabos não precisa levar muito tempo e pode ter excelentes resultados.

Criar um procedimento de marcação de cabos

Antes de começar o treinamento, é necessário ter um conjunto de procedimentos. Apresentar exatamente quais tipos de marcações você deseja usar, quais informações você deseja inserir e quaisquer outros fatores são um primeiro passo importante.

Nesse momento é que surge a seguinte pergunta: “Qual o melhor tipo de marcador para a minha aplicação?”

Os requisitos para identificação de cabos e fios estão ficando cada vez mais complexos. Não basta simplesmente improvisar soluções de identificação de cabos como, por exemplo, escrever à mão em fitas adesivas. As necessidades de evoluir com qualidade e segurança requerem o uso de produtos modernos, tecnológicos e com qualidade, que ajudam a reduzir o tempo de execução do trabalho, pois ninguém deseja voltar e substituir os identificadores após a instalação por eles não atenderem a esses requisitos.

Portanto os principais pontos a serem considerados ao escolher marcadores de cabos para painéis elétricos e outras instalações são:

  • Os marcadores estarão em contato com óleo, água, produtos químicos ou solventes?
  • A aplicação possui requisitos de baixa emissão de fumaça e zero emissão halogênio em caso de incêndio?
  • Existe alguma especificação normativa que precise ser atendida?
  • Existem outros fatores ambientais que precisam ser considerados, como as intempéries, exposição a raios UV e flamabilidade?
  • A identificação será feita em cabos já conectados (aplicação em campo)?
  • Qual a demanda de identificação do meu trabalho?

Reserve um tempo para aprender sobre as melhores práticas de marcação de cabos e, em seguida, decida como deseja implementá-las em suas instalações.

Treinando seus eletricistas

Depois de estabelecer um plano, você começará treinando seus eletricistas e outras pessoas que trabalharão regularmente nos painéis elétricos. Reservar um tempo para garantir que eles entendam os procedimentos de marcação de cabos e saibam implementá-los é fundamental. Obviamente, parte dessa etapa também será garantir que eles tenham o equipamento necessário para marcar os fios.

Treinamento de outros funcionários

Todos os funcionários devem ter pelo menos uma noção geral básica da estratégia de uso de marcadores de cabo que você está implementando. Embora não sejam eles que instalem novos fios, substituam os fios danificados ou até coloquem etiquetas nos fios, eles devem saber sobre o procedimento. Treinamento de todos os funcionários sobre onde as marcações de fios podem ser encontradas, como ler as informações nas marcações e o que fazer se descobrirem um fio que não está devidamente marcado ajudará na estratégia de identificação de fios de sua instalação e melhorar a segurança geral do local de trabalho.

Soluções para cada tipo de necessidade

É de vital importância que as identificações de cabos que você utilize sejam adequadas, fáceis de aplicar e de excelente qualidade. Somente no Brasil, a HellermannTyton tem 50 anos de experiência em identificação de cabos em obras, plataformas de petróleo, usinas hidroelétricas, entre outros mercados, permitindo a oferta de produtos que atendem cada uma das suas necessidades.

Marcadores especiais para fios e cabos

Etiquetas FOAM: melhor custo-benefício em comparação às placas de acrílico.
Etiquetas FOAM: alternativa ideal para substituir placas de acrílico em painéis elétricos

Além das tradicionais anilhas disponíveis em diversos modelos, também pode-se contar com marcadores especiais como etiquetas contínuas em vinil, termocontráteis TLFX, marcadores CMFS compostos por luvas transparentes com identificação, marcador para chicotes TIPTAG, etiquetas FOAM que substituem o acrílico para identificação de botões e sinaleiros em painéis elétricos, entre outros.

Sistema de impressão térmico HellermannTyton

Impressora de transferência térmica TT431 é indicada para pequenos e médios volumes de impressão.
Impressora térmica TT431: ideal para pequenos e médios volumes de impressão.

Para realizar gravações nos marcadores especiais, pode-se contar com um sistema de impressão completo composto por um software de criação de etiquetas, guilhotina automática e impressoras térmicas TT431 e TT4030 com uma resolução de 300DPI, proporcionando uma gravação com uma resolução perfeita e precisa, seja ela de desenhos, logotipos ou códigos de barras.

Para essa linha de produtos, a HellermannTyton conta com o sistema de Venda e Comodato do sistema de Impressão facilitando a execução do serviço em obras, montagens em alta escala, manutenções industriais e instalações diversas.

 

Ao escolher esses equipamentos, é oferecido todo o treinamento do equipamento no cliente final seja ele na obra ou em sua matriz, garantindo que o usuário fique apto a executar o serviço e receber suporte remoto caso necessário.

Marcadores em aço inox MBML

Marcadores de aço inox ideais para ambientes sujeitos a sujeira e intempéries.
Marcadores de aço MBML: ideais para identificação em ambientes agressivos.

Complementando a linha de marcadores, a família MBML produzida em aço inox SS316 é ideal para ambientes extremamente agressivos, onde se requer uma alta resistência a temperaturas, produtos químicos ou intempéries como, por exemplo, Indústrias Offshore, Engenharia Naval, ferroviária e industriais petroquímicas.

As gravações nesses marcadores são realizadas com a impressora M-BOSS Compacta que é totalmente elétrica, silenciosa, rápida e muito fácil de operar, necessitando apenas de um computador e um ponto de energia.

Serviço de impressão HellermannTyton

Caso você prefira, há a possibilidade de adquirir os marcadores especiais como TipTag, CMF, termocontráteis TLFX e os marcadores de aço inox MBML já gravados. Entre em contato com a equipe comercial e solicitar a planilha em Excel para preenchimento com as informações desejadas.

#35

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.