junho 24, 2021 / Soluções para Mercados e Indústrias

Malhas de proteção: sua importância para painéis elétricos

Malhas de proteção: sua importância para painéis elétricos

O painel elétrico é o equipamento responsável por receber energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e distribuí-la para um ou mais circuitos. Em suma, sua principal função é receber e enviar energia elétrica.

A segurança de um painel elétrico depende dos componentes que nele estão instalados. Portanto, fios, cabos, conectores, terminais, malhas de proteção, entre outros, devem estar dispostos corretamente para garantir a funcionalidade do painel e a segurança do operador.

No artigo de hoje falaremos de um componente de segurança extremamente útil e importante: as malhas de proteção.

O que é malha de proteção?

Malha de proteção é uma capa, normalmente feita em poliéster, utilizada para prender e juntar fios e cabos elétricos, permitindo que fiquem unidos e organizados.

Esta malha é muito utilizada em painéis elétricos e sistemas onde fios e cabos têm grande movimentação. Neste caso, o uso da malha auxilia não só na organização, mas também na proteção e segurança.

Dentre os diversos produtos para gerenciamento de cabos da HellermannTyton, é possível encontrar diferentes tipos malhas de proteção. Então, os principais modelos que podemos destacar são: HEGPX como malhas expansíveis e BSCS, BVTW e BHSS como malhas não expansíveis.

Como as malhas de proteção funcionam?

Malha de proteção expansível Helagaine HEGPX.
Malha de poliéster HEGPX expande até 3 vezes seu diâmetro.

Para inserir fios e cabos dentro das malhas de proteção expansíveis do modelo HEGPX, basta comprimi-las longitudinalmente para que ela se expandam, permitindo a passagem do cabeamento. Quando a passagem estiver finalizada, basta descomprimir a malha para que ela possa proteger os cabos.

 

 

 

 

Já os modelos BSCS e BVTW possuem aberturas laterais, facilitando a inserção do cabeamento. Vale ressaltar que o modelo BVTW, possui fechamento por fecho contato.

BHSS: malha de poliéster termocontrátil.
A malha de proteção termocontrátil BHSS permite redução de ruídos.

Ainda temos um modelo termocontrátil, o BHSS, que se adapta a diferentes variações de diâmetros e formas.

 

 

 

 

 

HSG0: ferramenta de corte a quente para malhas de proteção.
Ferramenta HSG0: corte perfeitamente as malhas de proteção sem que elas desfiem.

Além disso, para cortar as malhas nos comprimentos necessários para seu projeto de forma regular e sem que elas desfiem, é muito importante usar a ferramenta de corte a quente HSG0.

Por que utilizar a Malha de Poliéster?

O atrito entre fios e cabos provoca um desgaste no revestimento que os envolve, gerando o risco de exposição do cobre que se encontra no interior destes fios e cabos. Essa exposição e o contato com outro metal pode ocasionar curtos-circuitos, faíscas e incêndios.

A principal vantagem da utilização da malha expansível é a proteção aos fios e cabos contra atritos e sujeira.

No modelo HEPGV0X, por exemplo, temos a vantagem de ter um retardante de chama presente em sua composição, minimizando os riscos de incêndios.

Além disso, vale a pena ressaltar que nem todas as malhas de proteção são expansíveis. Conheça a seguir as vantagens das malhas de proteção não expansíveis da HellermannTyton.

As malhas de proteção da HellermannTyton para painéis elétricos

Malha de poliéster com abertura longitudinal BSCS.
A malha BSCS possui abertura na lateral para facilitar a inclusão e a remoção de cabos.

A HellermannTyton possui em seu portfólio a Malha de Poliéster Bipartida BSCS e a Malha de Poliéster com Fechamento por fecho de contato BVTW que não são expansíveis.

 

 

 

 

 

A malha BSCS possui excelente resistência à abrasão e à temperatura, além de propiciar redução de ruído devido suas características de trança bem fechada e extremamente flexível. Sua instalação acontece através da abertura longitudinal do produto.

BVTW: malha de proteção com fechamento por fecho de contato.
A malha BVTW possui sistema de fechamento por fecho de contato.

Enquanto que a malha BVTW é constituída por multifilamentos de poliéster e possui sistema de fechamento por contato. É um produto muito leve, tem uma ótima resistência à tração e abrasão, não propaga chamas e ainda ajuda a reduzir ruídos.

A BVTW é uma malha ideal para a proteção de fios e cabos já conectados ou que necessitem de constante manutenção.

 

Aplicações diversas

Além dos painéis elétricos, as malhas expansíveis também são muito utilizadas no setor automobilístico, a fim de proteger os chicotes de cabos existentes dentro dos veículos.

É o caso da malha de poliéster Helagaine HEGPX que protege contra a abrasão, é altamente flexível, expande até três vezes o diâmetro nominal e é extremamente fácil de aplicar sobre superfícies irregulares.

Conheça todas as soluções que a HellermannTyton oferece para que sua empresa tenha o melhor desempenho, a máxima produtividade e excelente economia.

#46

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *