julho 22, 2021 / Soluções para Mercados e Indústrias

Saiba como escolher o cabo fotovoltaico adequado

Saiba como escolher o cabo fotovoltaico adequado

Escolher o cabo fotovoltaico adequado para instalações de energia solar é tão importante quanto saber dimensionar o tubo correto para uma tubulação de água. Ou seja, quanto maior for o diâmetro dos cabos fotovoltaicos, melhor será do fluxo das correntes elétricas.

Por isso, identificar o diâmetro e a amperagem adequada do cabo fotovoltaico, garantirá que o fluxo de corrente elétrica funcione adequadamente para a segurança ideal da instalação.

O que é um cabo fotovoltaico?

Os cabos fotovoltaicos, ou cabos solares, conectam e conduzem a corrente elétrica entre os painéis solares e o restante do sistema fotovoltaico. Desta maneira, escolher o cabo adequado para o sistema de energia solar é fundamental para que ele funcione corretamente.

Então, se o cabo fotovoltaico for mal dimensionado, o desempenho do sistema fotovoltaico poderá ficar comprometido, fazendo com que nem as baterias e nem os equipamentos funcionem corretamente.

Entenda a diferença entre fio e cabo

De forma muito simples, tanto o cabo quanto o fio são condutores elétricos e podem ser fabricados em cobre ou alumínio. A principal diferença é que o fio possui um único condutor, enquanto o cabo é composto por um conjunto de fios isolados. Sendo assim, o cabo é um produto mais flexível e está disponível em uma grande variedade de diâmetros (tamanhos) e amperagens.

No caso dos painéis solares, é importante instalar cabos ao invés de fios para garantir a conectividade correta para a transmissão de energia elétrica. Devido sua flexibilidade, o cabo é mais resistente às variações climáticas, como ventos fortes e chuva, prolongando a vida útil da instalação.

Como escolher o cabo adequado para instalações fotovoltaicas

Com o intuito de facilitar o processo de escolha do cabo adequado na instalação de painéis solares, é importante considerar a amperagem suportada pelo cabo. Ou seja, a quantidade máxima de amperes que o cabo suporta.

O que isto significa? Significa que quanto maior a corrente (amperes) que o sistema solar gera, maior deve ser a amperagem suportada pelo cabo fotovoltaico.

Por exemplo, imagine um sistema solar fotovoltaico que produz 7 amperes. Neste caso, o cabo a ser instalado é de no mínimo 7 amperes. Por que? Porque, para garantir segurança adequada é aconselhável instalar um cabo com uma amperagem mais elevada, podendo assim ser de 9 ou 10 amperes.

Um cabo fotovoltaico com amperagem maior do que a produzida por seu sistema solar garante que não haverá quedas de tensão, nem um possível superaquecimento do cabo. Isto ajudará a evitar uma possível sobrecarga no sistema, reduzindo a possibilidade de um incêndio ocorrer.

Agora pense novamente no seu cabo fotovoltaico como um sistema de encanamento. Se houver muita pressão da água (amperes) fluindo através dele, o cano irá arrebentar. Portanto, você precisaria ter um cano (cabo fotovoltaico) maior que possa suportar a pressão (amperes) produzida pelo seu sistema.

Como dimensionar o cabo fotovoltaico

Todos os cabos de um sistema fotovoltaico devem ser dimensionados de maneira a minimizar os riscos de superaquecimento e incêndio. Lembrando que o dimensionamento de um condutor deve levar em consideração as seguintes grandezas elétricas:

  • Ib – Corrente de projeto: é a corrente que um determinado circuito consome ou injeta.
  • In – Corrente nominal: trata-se da corrente na qual determinado dispositivo, cabo ou proteção foi projetado para operar sem risco de danos.
  • Corrente de sobrecarga: Corrente de um circuito operando em caráter contínuo ou prolongado acima da corrente nominal (In) ou da capacidade de condução de corrente (Iz).
  • Icc – Corrente de curto-circuito: Sobrecorrente elevada momentânea que surge quando há um curto-circuito ou falha elétrica entre condutores ou entre condutor e terra.
  • Iz – Capacidade de condução de corrente: Capacidade que um cabo possui de conduzir corrente dado a sua seção, de tal forma que o cabo não ultrapasse a temperatura máxima estabelecida na tabela 35 da NBR 5410 ou norma equivalente.

Dados os conceitos, para que não haja aquecimento acima do permitido, os condutores devem ter capacidade de condução de corrente maior ou igual a corrente de projeto Ib do circuito que ele alimenta.

Porém, a capacidade de um cabo em dissipar calor depende da temperatura ambiente, do agrupamento dos circuitos próximos, do método de instalação do condutor e da resistividade térmica do solo, caso ele esteja enterrado.

As normas NBR 5410 e NBR 16612 preveem meios de recalcular a capacidade de condução de corrente baseada nestes efeitos externos para evitar perda de energia.

Portanto, tenha em mente que escolher um cabo fotovoltaico subdimensionado, não apenas representa um risco potencial de incêndio devido ao superaquecimento, mas geralmente também é considerado uma violação das normas vigentes.

Correto gerenciamento de cabos fotovoltaicos

Agora que você já sabe como escolher corretamente um cabo fotovoltaico, é importante saber como escolher os acessórios corretos para sua instalação.

Os painéis solares são equipamentos frágeis que necessitam de cuidados tanto na instalação quanto na manutenção. Pensando nisso, a HellermannTyton conta com uma linha especialmente voltada para atender ao mercado de painéis fotovoltaicos.

Dentre os diversos produtos disponíveis em seu portfólio, podemos destacar:

Clip de Fixação SC6.6

Clip de fixação SC6.6 para cabos fotovoltaicos
Clip de fixação com fir tree para cabos solares.

Desenvolvido com fixação tipo “Fir Tree” (pinheiro), o Clip tipo C série SC é um produto muito versátil e de instalação rápida e fácil sem uso de ferramentas. Esse clip permite a instalação de cabos após sua aplicação, bem como a remoção e reinstalação dos cabos para a manutenção.

 

 

 

Clip de Fixação EC39 e EC41

Clip de borda para cabos fotovoltaicos.
Edge Clips para fixação de cabos fotovoltaicos nas bordas dos painéis solares.

Os clips de fixação tipo EdgeClip EC39 e EC41 possuem montagem rápida e sem necessidade de ferramentas em aplicações onde não se pode fazer perfurações ou onde os únicos pontos de fixação disponíveis são as bordas metálicas.

O Clip EC39 acomoda apenas 1 cabo com diâmetro entre 15,3 e 15,9mm em bordas de 1 a 3mm de espessura, enquanto o EC41 acomoda 2 cabos de até 8mm de diâmetro em bordas de 3 a 6mm espessura.

 

Abraçadeiras PA11 Série Galvalok

Abraçadeiras em PA11 para amarração de cabos fotovoltaicos.
Abraçadeiras Galvalok para aplicações em sistemas de energia solar.

Essa linha de abraçadeiras especialmente fabricadas para sistemas de energia solar é feita com poliamida 11, um material com maior resistência às oscilações de temperaturas e resistente aos raios ultravioletas (UV). Essas abraçadeiras também são perfeitas para uso em locais como plataformas de petróleo, ambientes com uso de produtos químicos, entre outros.

 

 

 

 

Quer conhecer mais sobre nossos produtos para instalações solares? Conte sempre com a HellermannTyton, temos time de especialistas disposto a te ajudar com seu projeto.

#50

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *