julho 15, 2021 / Notícias da empresa

Como escolher a abraçadeira de fixação correta para seu trabalho

Como escolher a abraçadeira de fixação correta para seu trabalho

Certamente, alguma vez, você já viu ou utilizou uma abraçadeira. Seja para prender fios e cabos em uma instalação elétrica, ou fechar malas antes de viajar, ou, quem sabe, até usou como “cadeado” no armário da escola. Mas você sabia que existem diferentes abraçadeiras, inclusive abraçadeira de fixação, para variadas utilizações?

Hoje vamos falar um pouco da história das abraçadeiras e de alguns tipos que, talvez, você ainda não conheça.

Como surgiu a abraçadeira?

A Abraçadeira foi inventada por Maurus C. Logan, um funcionário da Thomas & Betts*, no ano de 1958.

Desde que foram apresentadas ao público, as primeiras abraçadeiras, chamadas de Ty-Raps, acabaram se tornando indispensáveis não apenas em indústrias como também em residências.

Mas como Logan teve a ideia de criar uma abraçadeira? Bem, em uma visita a uma instalação de aeronaves da Boeing, Logan percebeu a dificuldade que os operadores tinham em amarrar milhares de metros de cabos com um cordão revestido com cera, como eles faziam naquela ocasião.

Entretanto, esse procedimento lesionava as mãos dos trabalhadores. Dessa maneira, Logan logo teve um Insight e passou a pensar em um objeto que facilitasse a maneira de executar essa tarefa. Depois de muito pensar, ele acabou chegando nas famosas abraçadeiras, tão conhecidas por nós nos dias de hoje.

As abraçadeiras nem sempre foram como as conhecemos

As primeiras abraçadeiras foram confeccionadas pensando na necessidade dos trabalhadores da indústria aeronáutica que precisavam amarrar os cabos e, ao mesmo tempo, não se machucar.

No princípio, as abraçadeiras eram produzidas através do processo de moldagem por injeção, com seu corpo em plástico e uma lingueta de metal. Contudo, esse processo tinha um custo muito elevado. Houve, então, uma busca por um produto mais acessível, dando origem as abraçadeiras de nylon ou plástico sem a lingueta de metal, como as conhecemos hoje.

Diversos modelos, variadas utilizações

Com o passar dos anos, houve a necessidade de agregar mais funções às abraçadeiras. Dessa forma, elas acabaram sendo fabricadas em diversos tamanhos, modelos e resistências à tração. Sua utilização varia de acordo com o tipo, quantidade e peso dos cabos que serão amarrados.

Por isso, além das abraçadeiras já conhecidas, a HellermannTyton desenvolveu novos modelos com elementos de fixação, que permitem, em uma só peça, amarrar e fixar cabos e chicotes.

Abraçadeira com Clip de Fixação Arrowhead (formato de flecha)

Abraçadeira com clip de fixação arrowhead sem arco ou disco
O design do arrowhead permite que essas abraçadeiras sejam utilizadas em áreas com espaço limitado.

Esse modelo é montado simples e facilmente, sem ferramentas, pois o clip fixa-se facilmente por pressão. Por causa de seu design, essa abraçadeira é utilizada em áreas com espaços limitados.

 

 

 

 

Abraçadeira com clip de fixação arrowhead para furo redondo com arco.
Uma vasta gama de abraçadeiras de fixação com arrowhead que são adequados para diferentes espessuras de painel e diâmetros de furo.

Neste modelo de abraçadeira, o arco proporciona fixação segura e firme. As abraçadeiras com clip de fixação em formato Arrowhead são ideais para amarração e fixação de fios, cabos, canos, mangueiras e tubos em chapas.

 

 

 

 

Abraçadeira com clip de fixação arrowhead para furos redondos com arco na fita.
Desenvolvida para prender cabos paralelamente à superfície, a T80RFS6.5F oferece fixação simples e segura.

Por possuir arco, esta abraçadeira possui fixação segura e firme. Sua amarração é centralizada de acordo com o ponto de fixação.

 

 

 

 

 

Abraçadeira com clip de fixação arrowhead para furos redondos com disco.
O disco na cabeça da abraçadeira protege o furo contra a entrada de sujeira.

Este é o modelo ideal de abraçadeira para locais onde a poeira não é bem-vinda. Como resultado do disco disposto entre a cabeça da abraçadeira e o clip de fixação, a entrada de poeira e sujeira no furo é reduzida.

 

 

 

 

Abraçadeira com clip de fixação arrowhead para furos redondos com disco.
Por se tratar de duas peças montadas, a cabeça da abraçadeira pode ser colocada na posição mais conveniente.

A princípio esta abraçadeira foi criada para fixação de chicotes na indústria automotiva. Porém, a facilidade e a simplicidade de uso desses conjuntos de fixação permitiram seu uso em outras indústrias.

Outra característica é que a cabeça desta peça pode ser movida após a amarração. E, assim como a versão de 1 peça, esta abraçadeira também reduz a entrada de poeira e sujeira no furo.

 

 

Abraçadeira com clip de fixação arrowhead para furos redondos com disco na fita.
A aba presente na cabeça da abraçadeira facilita a localização e elevação da cabeça para facilitar a montagem.

As abraçadeiras com disco na fita permitem a amarração diretamente no ponto de fixação, sendo ideais uso em diferentes indústrias. Esse modelo não só possui fixação simples e sem uso de ferramentas, mas também a aba presente na cabeça da abraçadeira facilita a amarração.

Além disso, o disco ajusta a abraçadeira para pressões vindas de várias direções e reduz a entrada de poeira e sujeira no furo.

 

 

Abraçadeira com clip de fixação arrowhead para furos ovais com disco.
Abraçadeira de fixação para furos ovais.

Esta abraçadeira é muito versátil e possui diversas possibilidades de fixação. Utilizada em uma grande variedade de indústrias, a abraçadeira para furos ovais, além de minimizar o acesso de poeira e sujeira possui proteção anti-torção.

Abraçadeira recuperável com Clip de Fixação Arrowhead (formato de flecha)

Abraçadeira recuperável com clip de fixação arrowhead. para duros redondos, com arco.
Abraçadeiras recuperáveis com clip de fixação arrowhead.

Assim como vimos anteriormente nos modelos standard, as abraçadeiras de fixação arrowhead com arco possuem uma infinidade de possibilidades de fixação. Sendo assim, o que difere esse modelo dos outros, é a característica de amarração recuperável, permitindo a troca e a manutenção do elemento amarrado.

 

 

 

Abraçadeira recuperável com clip de fixação arrowhead para furos redondos com disco.
Abraçadeira de fixação recuperável RT50SD6.

Ideais para amarração e fixação de cabos, canos, mangueiras e tubos em chapas, esse modelo possui ajuste da pressão do disco em várias direções, minimizando a entrada de poeira e sujeira. Assim como o modelo anterior, esta abraçadeira possui sua parte de amarração recuperável e reutilizável.

Abraçadeira com clip de fixação pinheiro e parabólica (1 peça)

Abraçadeira com clip de fixação fir tree para furos redondos com disco.
O clip pinheiro permite fixação em uma grande variedade de espessuras de painel.

Simplicidade e facilidade de uso são as características dessa abraçadeira. Sua utilização vai desde indústrias automotivas a painéis de energia solar, linha branca, aviação, entre outros.

O disco presente no produto ajusta a abraçadeira para a pressão de várias direções minimizando o acesso de poeira e sujeira. Além disso, o clip tipo “Fir Tree” (pinheiro) é usado em uma variedade de espessuras de painéis e é adequado para fixação em furos roscados.

Abraçadeira com clip de fixação pinheiro e parabólica (2 peças)

  • Para furos redondos, com Clip FT

Abraçadeira com clip de fixação fir tree para furos redondos com disco.
Estes clips em forma de “pinheiro” podem ser aplicados em furos cegos ou roscados.

Este conjunto de fixação é composto por 2 peças (abraçadeira e clip), pré montados. O clip com formato pinheiro pode ser usado em painéis de espessuras variadas. Assim como o modelo de 1 peça, este conjunto é indicado para furos roscados e o disco exerce pressão na aplicação, minimizando o acesso à poeira e sujeira.

Abraçadeira com clip de fixação 2 peças – Para Pinos

Abraçadeira com clip de fixação para pinos ou parafusos.
Abraçadeiras com vários métodos de fixação em pinos.

Esta abraçadeira pode ser utilizada em aplicações em que os cabos precisam ser amarrados e fixados com um pino estriado de 5mm de diâmetro, ou parafuso M5 ou rebite de 5mm.

Sua característica de “aperto leve” elimina a necessidade de uma ferramenta para sua instalação. O formato “cogumelo” do clip SBH5 segura o isolamento ou mantas antirruídos. Já, os SBS5 são ideais para instalação antes de colocar o cabo, não sendo necessárias tolerâncias laterais. Por fim, a abraçadeira modelo SB5 permite tolerância lateral para o ponto de fixação.

Abraçadeira com clip de fixação Edge Clip, 2 peças

Abraçadeira com clip de fixação para bordas.
Edge clip com fixação superior.

As abraçadeiras com Edge Clip são ideais para aplicações em que furos não são aceitáveis ou onde o uso de adesivo não é indicado devido a problemas de temperatura. Além disso, são fixados superior ou lateralmente e em amarrações paralelas ou perpendiculares.

O design do clip elimina a necessidade de fixação na chapa com parafuso, reduzindo os custos de montagem. Utilizada para bordas tanto de 1 a 3 mm quanto de 3 a 6mm.

Com certeza seu produto ideal está aqui

Diferentes em si, mas com muitas funções, as abraçadeiras desenvolvidas pela HellermannTyton possuem qualidade garantida, rápida instalação e a certeza de uma fixação inigualável.

Não tenha dúvidas no momento da utilização de uma abraçadeira. A HellermannTyton atua com variados modelos para as mais diversas aplicações. Com certeza, uma de nossas soluções é a ideal para você.

Entre em contato com nossa equipe e descubra qual a melhor abraçadeira para seu trabalho.

*Thomas & Betts – Uma empresa criada para vender conduítes para distribuidores elétricos durante uma época em que a iluminação elétrica incandescente foi introduzida pela primeira vez na cidade de Nova Iorque.

#49

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *