novembro 4, 2021 / Pesquisa e Desenvolvimento, Soluções para Mercados e Indústrias

Abraçadeiras: conheça as suas diversas matérias-primas e aplicações variadas

Abraçadeiras: conheça as suas diversas matérias-primas e aplicações variadas

Embora muitas vezes até possam parecer iguais, existem diversos tipos de abraçadeiras, produzidas com diferentes matérias-primas para atender a variadas aplicações, que vão desde o agrupamento de cabos até usos específicos como as desenvolvidas para uso em ambientes agressivos, como painéis solares, por exemplo.

A poliamida e suas diversas variações

A maior parte de nossas abraçadeiras é produzida em poliamida 66, material também conhecido como Nylon®, desenvolvido em 1937 pela empresa DuPont e que, em 1995, foi considerado um “marco histórico” pela American Chemical Society.

Nem todas as abraçadeiras de nylon pretas possuem resistência suficiente para painéis solares
Apesar de as abraçadeiras pretas em PA66 standard também terem adição de negro de fumo, elas não são resistentes às intempéries.

No entanto, existem diversos tipos de poliamidas, com diferentes propriedades químicas, que atendem a aplicações específicas. Uma delas é a PA66, com propriedades que conferem alta qualidade às abraçadeiras, como maior resistência, rigidez e dureza, alta estabilidade dimensional, mesmo sob efeito do calor, e também alta resistência à abrasão.

 

 

 

Há também diversos tipos de grades de PA66, com diferentes propriedades, onde podemos citar:

  • PA66MP que possui partículas metálicas para detecção magnética e por Raio-X;
  • PA66HS com resistência a temperaturas que vão de -40 °C a +105 °C;
  • PA66HSW com resistência a temperaturas que vão de -40 °C a +105 °C e resistente a UV;
  • PA66HIR com alta resistência mecânica e maior flexibilidade em alta temperatura;
  • PA66HIRHS também com alta resistência mecânica, maior flexibilidade em alta temperatura e resistência a temperaturas que vão de -40 °C a +105 °C;
  • PA66GF13, reforçada com fibra de vidro. Possui boa resistência a lubrificantes, combustíveis, água salgada e solventes;
  • PA66W que é resistente a UV e temperaturas que vão de -40 °C a +85 °C;
  • PA66V0 que possui baixa emissão de fumaça e resistência a temperaturas que vão de -40 °C a +85 °C.

Outra característica que faz com que a Poliamida seja uma das matérias-primas mais usadas na fabricação de abraçadeiras, é sua propriedade higroscópica, ou seja, absorver e liberar água. Então, para garantir a flexibilidade e a resistência à tração da abraçadeira, o nível ideal de umidade deve ser de aproximadamente 2,5%.

Matéria-prima especial para uso externo

Será que toda abraçadeira preta é adequada para uso externo e resistente às intempéries? Na verdade, não. Embora as abraçadeiras pretas standard também tenham adição de negro de fumo, sua resistência às intempéries é baixa.

Portanto, para aplicação externa, é importante usar nossas abraçadeiras em PA66W (resistentes a UV), que possuem percentual maior de Negro de Fumo, tornando-as mais resistentes às intempéries. Além disso, essa família de abraçadeiras da Série T possui alta resistência à tensão com força de inserção muito baixa.

Confira a ação do Negro de Fumo

A exposição às intempéries leva à degradação dos materiais da superfície, resultando em uma deterioração das propriedades físicas e mecânicas, mudanças na cor ou escamação. Então, para limitar ou adiar esses tipos de degradação, as partículas de Negro de Fumo absorvem a radiação ultravioleta (UV) nos polímeros.

O Negro de Fumo é um eficiente estabilizador UV e pode ser usado em uma variedade de aplicações em plástico, como pigmento, material de enchimento condutor, reforço de partículas e para a absorção de radiação UV.

Os estabilizadores absorvem ou filtram a luz ultravioleta prejudicial do sol e transformam a energia dos raios – a luz ultravioleta – em calor, que é dissipado sem causar danos ao produto.

Então, para garantir o desempenho abraçadeiras em aplicações em ambientes externos, a proteção contra UV e intempéries é um requisito fundamental.

Outros tipos de matérias-primas e aplicações

Além das abraçadeiras confeccionadas em Poliamida 6.6 (PA66), a HellermannTyton também utiliza as seguintes matérias-primas em suas abraçadeiras:

Abraçadeira em Polipropileno
Abraçadeira em PP: ideal para uso na indústria química.

Polipropileno (PP) – são menos higroscópicas, oferecem maior resistência química e faixa de temperatura comparadas às PA66 standard. Além disso, podem suportar temperaturas de operação contínua até +115 °C e flutuar na água devido à sua baixa densidade.

 

 

 

 

As abraçadeiras de aço inox são ideais para ambientes mais desafiadores.
Série MBT: abraçadeiras de aço inox ideais para ambientes mais desafiadores.

Aço inoxidável (SS) – resistentes a ácidos e altas temperaturas, ideais para aplicações em navios, túneis, minas e em toda a indústria petroquímica. Para amarração de feixes sensíveis e a fim de evitar a corrosão por contato, indica-se a versão com revestimento de poliéster.

 

 

 

Poliamida 11 (PA11) – confere à abraçadeira resistência aos raios UV e baixas temperaturas. Além disso, também oferece resistência a produtos químicos mesmo em ambientes agressivos. Por isso, as abraçadeiras de PA11 são a solução ideal para painéis solares, plataformas de petróleo, veículos de construção e muito mais.

Poliamida 4.6 (PA46) – com maior resistência térmica, pode suportar temperaturas de até +195 °C durante um certo período. Sua temperatura de trabalho a longo prazo é de até +130 °C, de 5 mil horas até +150 °C e 500 horas sob condições acima de 195 °C. Assim, a PA46 mantém maior rigidez e estabilidade dimensional, mesmo em altas temperaturas, além de apresentar alta resistência química.

Armazenamento correto garante o prolongamento da vida útil

A poliamida 66 é uma matéria-prima higroscópica, portanto absorve e perde umidade. Portanto, para melhor manipulação e conservação, é importante armazenar o material em local onde o índice de umidade seja de aproximadamente 2,5%.

Além disso, é necessário sempre manter o material no saco selado de polietileno e longe da exposição ao sol ou a fontes de calor.

Precisa de uma solução? Entre em contato com a HellermannTyton

Desde a década de 1950, nossas equipes de especialistas desenvolvem abraçadeiras nas mais diversas matérias-primas e para as mais variadas aplicações.

Portanto, para garantir a qualidade e segurança em suas instalações, conheça nosso portfólio de soluções de amarração para todas as demandas industriais. Com certeza você encontrará a opção ideal para o seu trabalho.

#60

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *