Abraçadeiras são uma das peças mais comuns e úteis de um kit de ferramentas. As…
Abraçadeiras: conheça as suas diversas matérias-primas e aplicações variadas
Embora muitas vezes até possam parecer iguais, existem diversos tipos de abraçadeiras, produzidas com diferentes matérias-primas para atender a variadas aplicações, que vão desde o agrupamento de cabos até usos específicos como as desenvolvidas para uso em ambientes agressivos, como painéis solares, por exemplo.
A poliamida e suas diversas variações
A maior parte de nossas abraçadeiras é produzida em poliamida 66, material também conhecido como Nylon®, desenvolvido em 1937 pela empresa DuPont e que, em 1995, foi considerado um “marco histórico” pela American Chemical Society.
No entanto, existem diversos tipos de poliamidas, com diferentes propriedades químicas, que atendem a aplicações específicas. Uma delas é a PA66, com propriedades que conferem alta qualidade às abraçadeiras, como maior resistência, rigidez e dureza, alta estabilidade dimensional, mesmo sob efeito do calor, e também alta resistência à abrasão.
Há também diversos tipos de grades de PA66, com diferentes propriedades, onde podemos citar:
- PA66MP que possui partículas metálicas para detecção magnética e por Raio-X;
- PA66HS com resistência a temperaturas que vão de -40 °C a +105 °C;
- PA66HSW com resistência a temperaturas que vão de -40 °C a +105 °C e resistente a UV;
- PA66HIR com alta resistência mecânica e maior flexibilidade em alta temperatura;
- PA66HIRHS também com alta resistência mecânica, maior flexibilidade em alta temperatura e resistência a temperaturas que vão de -40 °C a +105 °C;
- PA66GF13, reforçada com fibra de vidro. Possui boa resistência a lubrificantes, combustíveis, água salgada e solventes;
- PA66W que é resistente a UV e temperaturas que vão de -40 °C a +85 °C;
- PA66V0 que possui baixa emissão de fumaça e resistência a temperaturas que vão de -40 °C a +85 °C.
Outra característica que faz com que a Poliamida seja uma das matérias-primas mais usadas na fabricação de abraçadeiras, é sua propriedade higroscópica, ou seja, absorver e liberar água. Então, para garantir a flexibilidade e a resistência à tração da abraçadeira, o nível ideal de umidade deve ser de aproximadamente 2,5%.
Matéria-prima especial para uso externo
Será que toda abraçadeira preta é adequada para uso externo e resistente às intempéries? Na verdade, não. Embora as abraçadeiras pretas standard também tenham adição de negro de fumo, sua resistência às intempéries é baixa.
Portanto, para aplicação externa, é importante usar nossas abraçadeiras em PA66W (resistentes a UV), que possuem percentual maior de Negro de Fumo, tornando-as mais resistentes às intempéries. Além disso, essa família de abraçadeiras da Série T possui alta resistência à tensão com força de inserção muito baixa.
Confira a ação do Negro de Fumo
A exposição às intempéries leva à degradação dos materiais da superfície, resultando em uma deterioração das propriedades físicas e mecânicas, mudanças na cor ou escamação. Então, para limitar ou adiar esses tipos de degradação, as partículas de Negro de Fumo absorvem a radiação ultravioleta (UV) nos polímeros.
O Negro de Fumo é um eficiente estabilizador UV e pode ser usado em uma variedade de aplicações em plástico, como pigmento, material de enchimento condutor, reforço de partículas e para a absorção de radiação UV.
Os estabilizadores absorvem ou filtram a luz ultravioleta prejudicial do sol e transformam a energia dos raios – a luz ultravioleta – em calor, que é dissipado sem causar danos ao produto.
Então, para garantir o desempenho abraçadeiras em aplicações em ambientes externos, a proteção contra UV e intempéries é um requisito fundamental.
Outros tipos de matérias-primas e aplicações
Além das abraçadeiras confeccionadas em Poliamida 6.6 (PA66), a HellermannTyton também utiliza as seguintes matérias-primas em suas abraçadeiras:
Polipropileno (PP) – são menos higroscópicas, oferecem maior resistência química e faixa de temperatura comparadas às PA66 standard. Além disso, podem suportar temperaturas de operação contínua até +115 °C e flutuar na água devido à sua baixa densidade.
Aço inoxidável (SS) – resistentes a ácidos e altas temperaturas, ideais para aplicações em navios, túneis, minas e em toda a indústria petroquímica. Para amarração de feixes sensíveis e a fim de evitar a corrosão por contato, indica-se a versão com revestimento de poliéster.
Poliamida 11 (PA11) – confere à abraçadeira resistência aos raios UV e baixas temperaturas. Além disso, também oferece resistência a produtos químicos mesmo em ambientes agressivos. Por isso, as abraçadeiras de PA11 são a solução ideal para painéis solares, plataformas de petróleo, veículos de construção e muito mais.
Poliamida 4.6 (PA46) – com maior resistência térmica, pode suportar temperaturas de até +195 °C durante um certo período. Sua temperatura de trabalho a longo prazo é de até +130 °C, de 5 mil horas até +150 °C e 500 horas sob condições acima de 195 °C. Assim, a PA46 mantém maior rigidez e estabilidade dimensional, mesmo em altas temperaturas, além de apresentar alta resistência química.
Armazenamento correto garante o prolongamento da vida útil
A poliamida 66 é uma matéria-prima higroscópica, portanto absorve e perde umidade. Portanto, para melhor manipulação e conservação, é importante armazenar o material em local onde o índice de umidade seja de aproximadamente 2,5%.
Além disso, é necessário sempre manter o material no saco selado de polietileno e longe da exposição ao sol ou a fontes de calor.
Precisa de uma solução? Entre em contato com a HellermannTyton
Desde a década de 1950, nossas equipes de especialistas desenvolvem abraçadeiras nas mais diversas matérias-primas e para as mais variadas aplicações.
Portanto, para garantir a qualidade e segurança em suas instalações, conheça nosso portfólio de soluções de amarração para todas as demandas industriais. Com certeza você encontrará a opção ideal para o seu trabalho.
#60