agosto 5, 2021 / Notícias da empresa, Soluções para Mercados e Indústrias

Mais segurança no setor ferroviário com o correto gerenciamento de cabos

Mais segurança no setor ferroviário com o correto gerenciamento de cabos

É raro encontrarmos um setor industrial como o setor ferroviário, onde a qualidade do serviço prestado, máximo ciclo de vida dos componentes, adequação e cumprimento de normas e leis sejam requisitos tão básicos.

Muitos não imaginam, mas quando pensamos em segurança no setor ferroviário, todos os equipamentos elétricos, circuitos e sistemas devem ser instalados de maneira a garantir a proteção eficiente dos cabos. Dessa forma, eles não sofrem com deterioração, desgaste ou danos devido à vibração, ou cargas de choque enquanto o carro percorre a linha férrea. Além disso, todas as partes devem ser instaladas de maneira que sejam facilmente acessíveis para inspeções, ajustes ou trocas sem afetar os equipamentos próximos.

A segurança é primordial

Todas as partes elétricas que compõem o setor ferroviário, passam por um rigoroso conjunto de testes e verificações para estarem adequados às normas pré-estabelecidas. Esta análise ajuda na proteção de conectores e cabos que transportam e fornecem energia e dados aos modernos aplicativos conectados ao sistema de transporte ferroviário.

É importante ressaltar que, qualquer alteração ou perda de energia ou dados que envolvam o setor ferroviário, poderá levar a graves consequências de segurança.

Portanto, os cabos que conduzem a energia elétrica e mantém todas as linhas ferroviárias em funcionamento devem suportar condições extremamente adversas como: inundações, poeira, vibração – que pode soltar conexões instaladas inadequadamente – e até risco de roubo de cabos.

Canaletas livres de halogênio organização e proteção de cabos, principalmente em caso de incêndio.
Série HTWD-HF: canaletas livres de halogênio para organização e proteção de cabos.

Por consequência, as condições mencionadas acima exigem a necessidade de um gerenciamento profissional de fios e cabos. Assim é possível proteger a instalação contra os riscos durante toda sua vida útil. Utilizar acessórios adequados para fixação, amarração e isolação de componentes eletrônicos na indústria ferroviária permite controlar riscos, além de reduzir o tempo de inatividade dispendioso.

Obstáculos comuns encontrados no setor ferroviário

Operadores ferroviários de todo o mundo, se deparam com o mesmo problema: como gerenciar milhares de quilômetros de trilhos e um número enorme de estações, plataformas, sinais, pontes, túneis, travessias, aterros e viadutos, procurando manter tudo em ótimas condições de trabalho? Parece complicado, não é mesmo?

Quando um equipamento falha, começam a acontecer atrasos que geram transtornos para uma enorme cadeia. Por exemplo, um trem atrasado prejudica os demais trens de passageiros e cargas programados para as próximas horas. É claro que uma inspeção adequada e a manutenção programada ajudam a minimizar falhas nos equipamentos. Porém, há uma certa dificuldade nesse processo uma vez que existem inúmeros ativos para serem gerenciados.

Tag para identificação de cabos impressa por impressora de transferência térmica.
Identificação eficiente de diversos diâmetros de cabos com os marcadores TIPTAG.

Para que problemas maiores não ocorram e não gerem atrasos nem multas para a companhia ferroviária, a proteção eficiente de cabos acaba sendo fundamental para garantir uma parte da segurança no setor ferroviário.

 

 

 

 

Vantagens e benefícios do gerenciamento de cabos

Não apenas para tarefas de controle como também em veículos dentro de uma estação ferroviária, os componentes para gerenciamento profissional de fios e cabos desenvolvidos pela HellermannTyton garantem vantagens e benefícios como:

Além disso, a HellermannTyton cumpre todos os requisitos do IRIS – International Railway Standard (padrão ferroviário internacional). Assim, oferecemos todo o necessário em termos de gerenciamento de fios e cabos a fim de tornar as operações do setor ferroviário seguras e viáveis.

Assista ao vídeo abaixo para ver como ajudamos nossos clientes do setor ferroviário a se manterem no trilho certo.

Com os produtos HellermannTyton é possível otimizar a manutenção e o planejamento operacional. Como resultado, redução dos custos de ciclo de vida através de intervalos maiores de serviço e manutenção, garantindo um transporte ferroviário mais competitivo.

 

#52

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *