fevereiro 11, 2021 / Soluções para Mercados e Indústrias

Proteção eficiente de cabos é fundamental para garantir a segurança no setor ferroviário

Proteção eficiente de cabos é fundamental para garantir a segurança no setor ferroviário

A crescente demanda por mobilidade sustentável representa um grande desafio. Há uma necessidade emergente de modernização das redes de transporte existentes e investimentos para cumprir novos requisitos de eficiência energética, de infraestruturas mais inteligentes e de segurança.

E esses requisitos são essenciais para a eficiência do setor ferroviário, com o uso de soluções de gerenciamento profissional de fios e cabos de alta qualidade, inovadores e econômicos, garantindo que o projeto ferroviário seja concluído com sucesso e com otimização de energia.

O setor ferroviário está em constante mudança devido às condições do mercado e aos requisitos técnicos. Ao longo dos anos, uma tendência tem sido particularmente perceptível: a certificação de acordo com a norma DIN EN 45545, que tem se tornado cada vez mais importante, com requisitos de proteção contra incêndio excepcionalmente rigorosos, que incluem os métodos de teste, condição de teste e desempenho em reação a um incêndio.

Na HellermannTyton, procuramos sempre estar à frente e, como acompanhamos tudo de perto e consultamos legisladores e institutos no mundo todo, muitas vezes cumprimos as normas para a certificação de que precisamos antes mesmo de a legislação ter sido aprovada.

Proteção adequada

Atualmente, nenhum cabo consegue atender às demandas impostas em termos de resistência à abrasão, resistência à tração e consistência da forma ou resistência ao impacto sem a sua adequada proteção. Os organizadores de cabos precisam atender a essas demandas e também fornecer proteção contra sujeira e umidade, resistência a cargas de temperatura extrema, sejam em espirais, malhas ou canaletas.

Canaletas livres de halogênio organização e proteção de cabos, principalmente em caso de incêndio.
Série HTWD-HF: canaletas livres de halogênio para organização e proteção de cabos.

Os componentes eletrônicos da indústria ferroviária, incluindo conectores, cabos e conduítes, devem apresentar propriedades de baixo risco de incêndio, como retardamento de chamas, baixas emissões e toxicidade de fumaça e materiais livres de halogênio. Assim como existem vários procedimentos e códigos para reduzir o risco de incêndio, vários testes e medidas são usados para garantir um produto para organização de cabos com baixo risco de incêndio.

Por isso é preciso contar com produtos de excelente flexibilidade, altas propriedades retardantes de chama e proteção mecânica excepcional, paredes espessas ou paredes finas, garantindo a mais alta qualidade e segurança em todas as áreas de proteção de cabos. Onde quer que a proteção do cabo seja necessária, existem requisitos exclusivos. Embora a proteção de cabos na construção de instalações e máquinas exija altos níveis de resistência a impactos mecânicos e à abrasão, um organizador de cabos deve atender também aos mais altos padrões de segurança contra incêndio, livres de gases halogênios para evitar a intoxicação em caso de incêndio.

As normas de proteção de cabos estão se tornando cada vez mais complexas e precisam atender à diversos requisitos quanto à:

  • Flexibilidade
  • Alta resistência à corrosão
  • Alta resistência contra radiação UV
  • Resistente à chama e auto extinguível
  • Livres de gases halogênios

Garantindo a continuidade do serviço

Quando pensamos na continuidade dos serviços relativos aos componentes eletrônicos no setor ferroviário, a perda de energia ou de dados pode ter sérias consequências envolvendo a segurança, das quais a menor é a interrupção dos serviços. Os interiores dos carros, as áreas acima e abaixo dos carros e os jumpers e acoplamentos entre carros devem suportar várias linhas de cabos, em ambientes que podem incluir imersão devido a inundações, penetração de poeira nos túneis, risco de roubo de cabos e a possibilidade contínua de vibração e conexões soltas.

Esses cenários exigem a necessidade de um ajuste de alto desempenho que, quando emparelhado com o organizador de cabos correto, proteja contra todos esses riscos e muito mais durante a vida útil de uma instalação. Os acessórios adequados para aplicação na indústria ferroviária podem gerenciar e controlar riscos e reduzir o tempo de inatividade dispendioso.

Malha de poliéster Helagaine HEGP: protegem os cabos contra a abrasão.
As malhas Helagaine HEGP protegem os cabos contra a abrasão.

A proteção do cabo e sua interface segura com o equipamento são vitais. Quando os engenheiros consideram os custos da vida útil de um sistema de proteção de cabos, incluindo manutenção e a potencial perda de receita devido a interrupções de serviço na pista, no material circulante ou nas estações, é essencial ter produtos com um ciclo longo de vida, sejam eles malhas de proteção, gaxetas, tubos flexíveis, spiral tube ou canaletas.

A proteção dos cabos é crítica para aplicações críticas, onde a continuidade do fornecimento, desempenho e segurança são essenciais. As inundações são um dos riscos mais extremos para sistemas elétricos. Se os produtos estiverem submersos em água, a proteção de entrada do acessório / sistema é de extrema importância.

Para garantir a segurança dos passageiros e a integridade operacional, os acessórios devem ser submetidos a uma auditoria de qualidade detalhada no processo de fabricação, incluindo o Padrão Internacional da Indústria Ferroviária (International Railway Industry Standard – IRIS). A certificação IRIS é um sistema eficiente e transparente usado para auditar fornecedores da indústria ferroviária. Na HellermannTyton, cumprimos todos os requisitos da certificação IRIS e oferecemos tudo o que você precisa em termos de gerenciamento de fios e cabos para tornar as suas operações seguras.

 

#22

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

1 thoughts on “Proteção eficiente de cabos é fundamental para garantir a segurança no setor ferroviário”

  1. José Augusto Ferreira disse:

    Muito bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *