novembro 26, 2020 / Soluções para Mercados e Indústrias

Você sabe o que é construção industrializada e como ela automatiza processos e melhora a lucratividade?

Você sabe o que é construção industrializada e como ela automatiza processos e melhora a lucratividade?

No setor da construção, como nos demais setores, a transformação está em curso. Métodos tradicionais estão mudando a fim de introduzir técnicas mais inovadoras e automatizar processos – a chamada construção industrializada.

A construção industrializada é um sistema construtivo que utiliza técnicas e processos mais inovadores e no qual os componentes estruturais são fabricados em oficinas, transportados até o local final e aí montados. Isso significa que na construção industrializada, os processos de design e produção são automatizados.

Adotando técnicas industriais

A construção “industrializada” pode não parecer exatamente fácil para empreiteiros e construtores de longa data que apreciam os aspectos artesanais de seu trabalho. Mas a adoção de técnicas industriais, pré-fabricados e de manufatura por firmas de construção é uma maneira emergente de obter ganhos de eficiência em arquitetura, engenharia e construção, enquanto melhora a lucratividade, a qualidade do projeto e até mesmo ajuda a contornar a escassez de mão de obra qualificada.

Existem vários benefícios por trás do conceito de construção industrializada, como aumento da produtividade do trabalho, substituição de processos intensivos de trabalho por máquinas, aceleração do ritmo de construção, comissionamento mais rápido de novos projetos, redução de custos, chegando até a incorporar, em um segundo estágio, cinco megatendências:

  • Pré-fabricação e construção externa
  • Manufatura aditiva
  • Robótica e automação
  • Big data, Inteligência Artificial (IA) e análise preditiva
  • Internet das Coisas (IoT)

A industrialização é uma tendência significativa de avanço científico e técnico na construção e a tecnologia está mudando a forma como projetamos, fabricamos e montamos instalações e edificações. A indústria de construção projeta que até 2035 a maioria dos edifícios será construída no modelo de construção industrializada, com a convergência entre fabricação e construção.

Colaborando com a inovação

E como a HellermannTyton se enquadra nesse novo conceito? Estamos sempre atentos a novas demandas do mercado e como os nossos produtos podem colaborar para a inovação ou ainda mesmo se podemos desenvolver novos produtos. No caso construção industrializada, por exemplo, o rastreamento de todos os componentes que fazem parte de cada uma das “linhas de produção” e a visibilidade de toda a cadeia são fundamentais para que as etapas sejam cumpridas dentro do prazo e os componentes cheguem na obra na escala desejada.

Produtos RFID da HellermannTyton colaboram para um controle de inventário eficiente.
Controle de inventário eficiente com produtos RFID.

A nossa linha de abraçadeiras e acessórios equipados com etiquetas RFID permite fazer um eficiente inventário de materiais, rastreando e identificando produtos nas oficinas de montagem.

E não podemos deixar de lado que como a qualidade está no centro da construção industrializada, é preciso contar com componentes especialmente desenvolvidos para atender aos mais rigorosos requisitos, como os sistemas de gerenciamento, organização e fixação de fios e cabos e produtos para instalações elétricas como canaletas da HellermannTyton, entre outros.

Início da jornada de digitalização

Processos mais eficientes com a construção industrializada.
Aumento de produtividade e lucratividade com a construção industrializada.

A construção civil está entre os setores menos digitalizados, com quase todos os seus processos repetitivos e trabalhosos. Mas, se um estudo da consultoria McKinsey mostrou que até 2017 os prazos de grandes projetos normalmente estouravam mais de 20% do tempo previsto no projeto inicial e geralmente o custo chegava a até 80% acima do orçamento, atualmente diversos fatores estão remodelando o cenário global da economia, e nenhuma indústria está imune ao seu impacto.

Fundamentado no mundo físico, o setor de construção pode parecer menos vulnerável ao impacto das tecnologias digitais. Na verdade, ele é tão suscetível a disrupções como outras indústrias, mas as maneiras pelas quais fará essa jornada é que será diferente. Em 2017, a McKinsey destacou que a indústria da construção precisava evoluir e mostrar maneiras para melhorar a produtividade de 50% a 60% e entregar $ 1,6 trilhão por ano em valor global incremental.

O “call to action” foi ouvido: executivos começaram a pensar em como o setor deveria se preparar para mudanças futuras – e eles cada vez mais reconhecem que não é mais uma questão de se ou quando a construção será afetada. A mudança já está aqui.

10 benefícios da construção industrializada

Segundo a ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) o conceito de construção industrializada e suas soluções técnicas podem ser aplicados nas diferentes áreas de uma obra, como estrutura, vedação, cobertura, fachada, revestimento interno, sistemas hidráulicos e elétricos, entre outros. E os benefícios mais rapidamente percebidos são:

  • Redução de prazos de execução de obras por conta de maior produtividade, melhor planejamento e nível de controle, evitando retrabalho e interrupções devido a condições climáticas já que os componentes estruturais são fabricados em oficinas.
  • Maior controle de custos e maior previsibilidade devido ao planejamento detalhado e ao melhor controle durante a execução, minimizando a demanda por aditivos contratuais.
  • Elevado nível de controle de qualidade proporcionado pela produção em ambiente de fábrica.
  • Menor desperdício de materiais devido ao planejamento prévio e precisão na execução.
  • Maior sustentabilidade por conta do uso racional de recursos; redução do transporte de materiais e de resíduos; redução de barulho e poluição no canteiro e, finalmente, reciclagem e reutilização de materiais ao final do ciclo de vida do empreendimento.
  • Boas condições para os trabalhadores pela oferta de empregos qualificados na produção em fábricas e pela melhor organização, limpeza e segurança nos canteiros de obras.
  • Eficiência e flexibilidade para adaptações, ampliações e reformas em edifícios e infraestruturas sem necessidade de interrupção da operação.
  • Flexibilidade para elaboração de projetos arrojados e de expressão arquitetônica marcante.
  • Compatibilidade com outros sistemas construtivos permitindo a combinação de diferentes tecnologias para atender a requisitos de arquitetura, desempenho e sustentabilidade.
  • Uso de tecnologias avançadas de produção, com aplicação de BIM(Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção) e ferramentas da Indústria 4.0.

Entre em contato conosco e saiba como a HellermannTyton pode ajudar a implantar e desenvolver novas soluções para esse novo conceito, bem como impulsionar o setor de construção.

#12

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

reflexões sobre

  1. Roberto Paulo Valeriani Ignatios disse:

    artigo muito bom

  2. Roberto Paulo Valeriani Ignatios disse:

    belo artigo
    quero entrar em contato

    1. Vinicius Silva de Andrade disse:

      Olá, Roberto!

      Por favor, poderia entrar em contato com nossa equipe pelo nosso WhatsApp? 11 4815-9090

      Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *