Atire o primeiro benjamim quem nunca se viu em meio a um emaranhado de fios…
Fixadores autoadesivos para fios e cabos: saiba quais são e como aplicá-los corretamente
A quantidade de fios e cabos espalhados atrás das mesas de escritório, em instalações industriais, prédios, hospitais, é um verdadeiro caos moderno. Mesmo com a profusão de dispositivos sem fio, ainda encontramos muitos cabos perdidos e que precisam ser organizados. Mas imagine o desafio de fixar esses cabos em superfícies como vidro, metais ou plásticos, materiais onde furar não é uma opção.
A solução é optar por fixadores autoadesivos, que são projetados para suportar os mais diversos tipos de fios e cabos em uma superfície limpa, de alta ou baixa aderência – exatamente como são os vidros, metais e plásticos que fazem parte do cotidiano – permitindo que esses cabos sejam organizados e fixados sem a necessidade de instalação de rebites ou parafusos.
O uso de fixadores autoadesivos é muito mais prático do que usar parafusos e sua instalação mais rápida, já que não é necessário perfurar o local e ainda correr o risco de enfraquecer a superfície. Além disso, a HellermannTyton investe em materiais cada vez mais leves para o desenvolvimento de seus produtos e, assim, os fixadores autoadesivos também estão sempre sendo aperfeiçoados.
Opções de fixadores
A variedade de fixadores oferecidos pela HellermannTyton permite que você encontre o modelo ideal para a aplicação desejada e muitos podem ser fixados em poucos segundos, sem o uso de ferramentas.
Série FlexTack
Proporciona uma solução de fixação em locais onde o uso de parafusos ou rebites é impraticável, seja em vidro, metal ou plásticos, em superfícies planas, côncavas, convexas ou angulares, por conta de sua estrutura extremamente flexível. Tem como vantagens a possibilidade de reduzir o tempo de instalação, reduzir a diversidade de peças e permite aos engenheiros reduzirem o peso dos componentes.
Série SolidTack – Fixadores MB e FKH
O SolidTack, série que conta com adesivo especial de alto desempenho, é uma solução ideal para fixar abraçadeiras quando não é possível fazer perfurações, usar um clipe de borda, fixar um pino soldado ou quando esses métodos são muito caros e consomem muito tempo para serem implementados. Os fixadores MB estão disponíveis em quatro tamanhos diferentes de base e os fixadores FKH são projetados para guiar cabos flat, sendo indicados para instalações em sistemas de computadores, máquinas de jogos ou eletrodomésticos.
Fixadores standard – Séries MB e LKCS
Os fixadores autoadesivos standard usam adesivo de borracha sintética ou à base de acrílico e são indicados para aplicações que necessitem de fixação ultra forte. As séries MB e LKCS são usadas para guiar e amarrar cabos com diferentes abraçadeiras e com diferentes diâmetros de amarração. Se a carga de peso for maior que a esperada, o uso de parafuso de fixação pode ser necessário ou você deve optar por nossa série SolidTack.
Clipes autoadesivos
Oferecem mais liberdade de roteamento e reduzem riscos de corrosão em comparação ao método de fixação por parafuso. Os clips das séries FKH são projetados para reter cabos flat e estão disponíveis em diferentes tamanhos e versões. Já os das séries SAF, RA e RB não precisam de abraçadeiras adicionais, contribuindo para reduzir custos e o tempo de instalação para diferentes tipos de feixes.
Como usar os fixadores autoadesivos?
O primeiro passo é identificar todos os fios e cabos que precisam ser organizados, deixando-os reunidos para que possam ser fixados. Depois, assegure-se que a superfície esteja seca, sem pó, óleo, óxidos, agentes de separação e outras impurezas. Essa superfície precisa ser limpa com um pano limpo e uma solução 50/50 de isopropanol e água e aguardar a sua secagem. Se preferir usar outros produtos de limpeza, é preciso ter certeza que eles não ataquem a superfície ou deixem resíduos.
Com a superfície seca, é necessário retirar a película protetora sem tocar na área adesiva, e pressionar firmemente por vários segundos. Dependendo do tipo de adesivo – como borracha sintética ou acrilato – pode ser necessário aguardar alguns minutos (borracha) ou horas (acrilato) para que o fixador possa ser usado com segurança.
Adesivos em borracha sintética possuem uma ótima aderência inicial, o que permite seu uso quase imediato. Já os em acrílico, apesar da menor aderência inicial, ganham força de tração permanente após a colagem completa.
Contamos com um extenso portfólio de fixadores autoadesivos para atender às mais diversas necessidades da sua empresa. Saiba mais.
#24