dezembro 17, 2020 / Soluções para Mercados e Indústrias

A importância das soluções de gerenciamento de fios e cabos na indústria automobilística

A importância das soluções de gerenciamento de fios e cabos na indústria automobilística

Atualmente a indústria automobilística necessita de soluções para gerenciamento de fios e cabos já que, do ponto de vista de um engenheiro de software, o carro se tornou uma caixa móvel repleta de sistemas digitais embarcados. Os dados se tornaram um novo combustível e as montadoras desejam rastrear a pós-produção para entender melhor como os clientes usam seus veículos. Por exemplo, elas podem usar esses dados para melhorar seu produto ou encaminhar clientes às concessionárias para manutenção e reparo.

Certamente há muito valor a ser capturado a partir dos dados do veículo e esse valor só vai crescer à medida que mais e mais sensores são adicionados. Segundo a consultoria Delloite, o futuro da mobilidade promete nada menos que viagens contínuas, automatizadas e personalizadas sob demanda. Sendo assim, vários elementos do ecossistema automotivo estendido estão se combinando para realizar esse sonho mais cedo do que o esperado, o que significa que montadoras, concessionárias e start-ups precisam se mover em alta velocidade.

Só para ilustrar a complexidade que agora cerca a indústria automobilística, o número de linhas de código que fazem parte do funcionamento de um carro de luxo passa de cerca de 100 milhões, enquanto que em um jato da Força Aérea norte-americana, como o F-22 Raptor Jet, esse volume não chega a 2 milhões.

A orquestração do desenvolvimento de aplicativos de software automotivo embarcado pode ser dividida em três segmentos:

  • Definição e planejamento de aplicativos
  • Desenvolvimento de aplicativos e garantia de qualidade
  • Entrega e monitoramento de aplicativos

Por isso, a chave é garantir continuamente a consistência e a compatibilidade entre o trabalho que várias partes interessadas estão realizando em muitas plataformas e organizações. Uma plataforma de desenvolvimento de software unificada ajudaria as empresas a orquestrar cada um desses processos e as atividades neles contidas em uma única trilha digital.

Tudo começou com a ignição eletrônica

Até por volta da virada deste século, haviam poucos sistemas eletrônicos nos veículos. Alguns modelos de ponta tinham ignição eletrônica e controle de temperatura, mas eram sistemas eletrônicos analógicos bastante primitivos, que mal contam. Tudo mudou. Carros modernos – até mesmo modelos básicos – têm dezenas de microprocessadores, que abrangem todo o espectro de potência / complexidade de minúsculos controladores a supercomputadores em um chip.

Atualmente. quase todo desenvolvimento de carros relevante tem suas raízes na eletrônica, com seus sistemas embarcados, significando que o software é uma questão crítica. De fato a indústria automobilistica está culturalmente inclinada para a ampla utilização de padrões em uma extensão não vista em muitas outras indústrias com as quais os desenvolvedores de software podem estar familiarizados. Isso ocorre porque, além de ser uma boa prática de negócios adotar abordagens baseadas em padrões para projetar, a indústria automotiva tem uma cadeia de suprimentos complexa. Portanto, a conformidade com os padrões é mais fácil de gerenciar do que especificações individuais muito detalhadas.

Soluções superiores para a indústria automobilística

Todos esses sistemas significam uma grande variedade de fios e cabos no interior dos carros, que precisam ser organizados, fixados e protegidos contra situações adversas, que vão desde corrosão a trepidação.

A fim de oferecer as melhores soluções de gerenciamento de fios e cabos para a indústria automobilística, a HellermannTyton trabalha em estreita parceria com as maiores montadoras e chicoteiros. Essas soluções podem tanto fazer parte do extenso portfólio com mais de 75 mil produtos como serem desenvolvidas em parceria com a equipe de especialistas. Na verdade, nossos produtos podem ser encontrados em praticamente qualquer automóvel que esteja rodando pelo mundo.

Proteção é fundamental para garantir a segurança na indústria automobilística

Malha de proteção expansível Helagaine HEGPX.
Helagaine HEGPX para proteção dos chicotes contra abrasão.

No interior dos carros existem quilômetros de cabos que são conhecidos como chicotes. Para proteger seu isolamento contra abrasão, a malha de poliéster Helagaine HEGPX é ideal. Além da boa resistência à abrasão, é altamente flexível, expande até três vezes o diâmetro nominal e é fácil de aplicar sobre superfícies irregulares. Lembre-se, é extremamente importante utilizar a ferramenta de corte quente HSG0 para impedir que a malha desfie.

Ainda pensando em proteção, os tubos termocontráteis TCN20 são ideais para isolar e proteger as conexões existentes no veículo contra corrosão e abrasão.

Roteamento e fixação de cabos

Calha para roteamento de cabos e mangueiras em automóveis.
Calha plástica para roteamento de chicotes e mangueiras em veículos.

Além das soluções para proteger os quilômetros de cabos existentes no interior dos veículos, também é imprescindível que esses chicotes sejam roteados e fixados corretamente. As calhas plásticas são ideais para essa função, além de serem leves e, quando necessário, até mesmo flexíveis.

Por certo, quando o assunto é amarração e fixação, é sabido que a HellermannTyton é seu maior aliado. Além de contar com diversos modelos de abraçadeiras comuns, sua linha de produtos conta com dezenas de abraçadeiras com clip de fixação, seja para uso em furos, pinos, parafusos ou bordas.

 

Conjunto de fixação com EdgeClip para rotear cabos em bordas de chapas de veículos.
Abraçadeira com EdgeClip é ideal para fixar chicotes em bordas de chapas.

As abraçadeiras com clip de fixação EdgeClip, por exemplo, são perfeitas para fixar os cabos em bordas em aplicações onde não é possível realizar perfurações. Esses conjuntos estão disponíveis para amarrações paralelas ou perpendiculares e nos modelos para chapas com espessura de 1 a 3 mm ou 3 a 6mm. Outra grande vantagem do uso desse conjunto é que ele permite redução nos custos de montagem por dispensarem a necessidade de parafusos.

 

 

 

Por fim, para garantir amarração e corte perfeitos, com ótimo acabamento, é indispensável o uso das ferramentas manuais da família EVO. Elas permitem aumento da produtividade, cortam precisamente a abraçadeira rente à cabeça e proporcionam amarração regular da abraçadeira sem recuo. Além disso, devido seu design ergonômico, reduzem significativamente a força de aplicação e protegem o operador contra lesões por esforços repetitivos. Para que você possa ter um melhor entendimento, no vídeo a seguir é possível ver como essas ferramentas funcionam.

Conheça toda as nossas soluções baixando nosso catálogo e, se tiver alguma dúvida ou precisar a ajuda dos nossos especialistas para encontrar a melhor solução para seu projeto, entre em contato conosco.

#15

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *