outubro 21, 2020 / Notícias da empresa

O home-office e o fornecimento de energia

O home-office e o fornecimento de energia

Quando você decidiu ou precisou montar o seu home-office, qual foi a sua maior preocupação? A mesa? A cadeira? Talvez, mas provavelmente o fornecimento de energia para todos os aparelhos não deve ter sido levado em consideração.  Simplesmente as tomadas estavam lá. Seu laptop, computador, roteador, carregador e a luminária dependem da eletricidade para funcionarem e você depende desses dispositivos. Quando algum equipamento do home-office falha, seu negócio falha, dados são perdidos, cronogramas são perdidos, produtividade cai e faturas não são enviadas.

A eletricidade é um recurso deve ser usado de forma apropriada para aproveitar todos os benefícios que estão associados a ela. Quase todos os equipamentos em nossas casas e home-offices usam eletricidade e, portanto, esse é um recurso indispensável no mundo atual da tecnologia e da Internet.

Entender os seus requisitos elétricos o ajudará a atingir seus objetivos de trabalhar em casa, já que não saber a capacidade oferecida e a demanda elétrica do seu home-office é uma aposta no escuro. Um sistema elétrico inadequado e sobrecarregado pode causar tempo de inatividade, danos ao equipamento, impedir o trabalho e, no pior dos casos, resultar em um incêndio elétrico doméstico.

Você precisará tomar medidas para garantir que haja voltagem suficiente disponível para os seus equipamentos. Isso levará a um melhor ambiente de trabalho, com interrupções mínimas ocasionadas por quedas de energia causadas por sobrecarga. Você não precisa limitar o uso de outros equipamentos domésticos para trabalhar em home-office.

Adaptando espaços

A verdade é que provavelmente o seu home-office não foi originalmente planejado para ser um escritório. Na maioria das vezes, é um quarto de hóspedes convertido, em uma casa de 10 a 30 anos, com voltagem 127. A sala geralmente tem duas ou três tomadas de serviço e uma delas normalmente é controlada por um interruptor de parede na porta de entrada. Soa familiar?

Sem a ajuda de um eletricista e de um equipamento especial, é difícil saber se as operações normais de seu home-office sobrecarregarão o circuito elétrico. Geralmente, nem todos os equipamentos estão consumindo energia máxima ao mesmo tempo.

Você pode verificar se o seu circuito está chegando perto de sua capacidade máxima por meio de simples observação. Ligue todos os equipamentos – laptop, copiadora, carregador do smartphone, televisão, som – e os coloque em funcionamento.  Em seguida, vá até o quadro de luz e ouça se o disjuntor do local está zumbindo ou verifique se está quente ao toque. Qualquer um dos sinais é uma indicação de que o disjuntor está perto de sua capacidade.

Mas o melhor mesmo é chamar um especialista para revisar e testar a configuração elétrica do seu home-office. Ele dirá se o circuito pode acomodar a carga de energia e ajudará a identificar os detalhes que podem ser esquecidos por um leigo. Um especialista fará as conexões corretas e, se forem necessárias alterações e reparos, ele estará em condições de realizar o trabalho e oferecer aconselhamento profissional.

Organizador de cabos Helawrap.
Cabos organizados de maneira rápida e simples com o Helawrap.

Um eletricista profissional certamente selecionará os melhores produtos para a remodelagem elétrica do seu home-office, sem a necessidade de “obras”, já que não se sabe por quanto tempo o espaço será utilizado.  A HellermannTyton oferece linhas de produtos ideais para essa tarefa, como canaletas externas que permitem “puxar” fios e cabos sem a necessidade de quebrar paredes, assim como organizadores de cabos Helawrap que vão garantir, como o nome já diz, que todos os fios e cabos dos dispositivos estejam organizados e protegidos, evitando acidentes.

Dicas de economia de energia

É importante seguir dicas de economia para que o seu home-office não se torne o vilão da conta de luz. Aqui estão algumas dicas:

  • Escolha a luz natural em vez de lâmpadas

Para evitar o uso de muita iluminação artificial, coloque o espaço do seu home-office perto de uma fonte de luz natural para economizar energia durante o dia.

  • Use equipamentos com eficiência energética

Ao tomar uma decisão de compra, pense a longo prazo. Diferentes tipos de equipamento têm a mesma finalidade, mas consomem energia de maneira diferente. Considere as implicações de longo prazo quando confrontado com decisões de preços sobre o consumo de energia. Você pode ter um técnico qualificado para auxiliá-lo na escolha do equipamento mais eficiente em termos de energia ou solicitar a ajuda do pessoal da loja.

  • Use sistemas de refrigeração amigáveis
A linha HelaClima garante proteção e acabamento nas instalações de ar condicionado.
A linha HelaClima permite instalações de ar condicionado sem a necessidade de quebrar paredes.

Dependendo do local, o Verão ou o Inverno podem ser um problema. Ou ambos. Por isso, você pode optar por modelos de ar-condicionado que tanto esfriam quanto aquecem, e aproveitar a linha HelaClima, desenvolvida pela HellermannTyton, um completo sistema de canalização para ar condicionado. Ideal para proteção e estética nas instalações, como por exemplo, tubulações, isolantes térmicos, dreno e cabos elétricos, seu uso vai garantir mais segurança e visual mais limpo no seu home-office.

  • Desligue as luzes e equipamentos quando não estiverem em uso

Essa regra prática não só economiza muito na sua conta, mas também ajuda a prolongar a vida útil de seu equipamento eletrônico.

  • Use ventilação natural

Para minimizar o superaquecimento e fazer o hardware funcionar com eficiência, a circulação de ar dentro da sala é importante. Certifique-se de atender a isso da maneira mais econômica, como manter as janelas abertas ou ter um ventilador para arejar o ambiente em dias com temperatura mais amena.

Configurar um home-office é desafiador, e pode se tornar uma dor de cabeça se o consumo de energia não for bem gerenciado. Não são apenas as altas contas que podem surpreendê-lo, mas os danos ao equipamento, impedindo o trabalho devido ao tempo de inatividade e, no pior dos casos, um incêndio elétrico em casa pode causar sérios danos. Conhecer e compreender os requisitos de energia do seu home-office e alinhar o quadro elétrico a essas necessidades é a melhor maneira de garantir a sua tranquilidade e produtividade.

#7

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *