outubro 20, 2020 / Soluções para Mercados e Indústrias

Saiba o que considerar ao escolher marcadores de fios e cabos para painéis elétricos

Saiba o que considerar ao escolher marcadores de fios e cabos para painéis elétricos

Em qualquer indústria ou escritório, mudanças ocorrem sem que todos tomem conhecimento. Novos equipamentos, mudanças dentro do espaço e qualquer mudança na fiação às vezes não são visíveis para a toda a equipe de manutenção elétrica, a menos que seja devidamente documentada. Se tudo estiver devidamente etiquetado, o sistema de gerenciamento de fios e cabos pode ajudar a resolver e detectar exatamente onde os problemas ocorrem.

Como praticamente todos os processos de uma empresa dependem do sistema elétrico, quaisquer interrupções podem afetar toda a linha de produção, desde TI à infraestrutura básica, levando a uma possível paralisação nas atividades diárias.

A importância da identificação

Aqui estão os principais benefícios de identificar claramente os componentes da infraestrutura:

  • Resolução de problemas e procedimentos de manutenção mais simples, o que reduz tempo e custos
  • Custo reduzido de propriedade quando combinado com identificação abrangente, bem como sistemas dinâmicos de gerenciamento e administração
  • Cumprimento de auditoria mais eficaz e qualidade, em termos de garantias do fabricante e do instalador

A identificação de todos os fios, cabos e componentes é fundamental para qualquer projeto de construção de painel elétrico. A identificação clara ajudará em futuras manutenções e reconfigurações, ao mesmo tempo em que oferece tranquilidade aos responsáveis ​​pela saúde e segurança.

Uma identificação correta e clara oferece benefícios a curto e longo prazo, e inovadoras tecnologias de gerenciamento de fios e cabos entregam aos construtores de painéis elétricos e sistemas uma variedade de opções de marcação para se adequar a seus projetos e requisitos que devem ser cumpridos.

Seja para marcação de fios e cabos, soluções para identificação industrial em ambientes severos ou identificação de segurança à prova de violação, a HellermannTyton oferece um portfólio abrangente de etiquetas de fios e cabos e outras soluções de marcação para uma variedade de aplicações.

Nossas soluções de identificação industrial variam de simples marcadores pré-impressos a etiquetas adesivas e sistemas de impressão completos projetados para processar milhares de etiquetas, tubos termocontráteis ou marcadores.

Em primeiro lugar, é necessário considerar quais materiais são apropriados para a aplicação. Os marcadores de identificação estão disponíveis em uma variedade de materiais para atender a requisitos como halogênio zero, testados quanto à geração de fumaça tóxica, inflamabilidade e propagação de chamas para garantir que, em caso de incêndio, a fumaça de instalações elétricas em chamas não sejam uma ameaça à segurança pública.

Sistemas de identificação

Existem duas opções de sistemas de identificação disponíveis no mercado, uma delas é o sistema tradicional de identificação por anilhas e a outra é o sistema de identificação térmico composto por marcadores e impressoras.

Marcadores para cabos tipo anilha.
Os marcadores tipo anilha W.I.C.® podem ser aplicados em cabos já instalados.

As anilhas são anéis coloridos impressos com gravação em baixo-relevo nas cores branca ou preta, letras ou números diferentes. As anilhas são simplesmente inseridas nos cabos em uma sequência que forme um texto ou legenda numérica. Uma das linhas oferecidas pela HellermannTyton é a de Marcadores W.I.C.®, com exclusivo perfil que agarra no cabo, mesmo ele já estando instalado, assegurando que o clip com serrilhados permaneça no lugar sob condições normais de trabalho ou com vibrações. Outro modelo é o Marcador de anilha Millenium MHG, que também oferece ótimo encaixe.

Já o TipTag é um marcador especial impresso pelo sistema térmico e é aplicado com as abraçadeiras das sériesT30 ou T50. Esse produto foi desenvolvido para aplicações onde não é possível a utilização de marcadores aplicados pelas extremidades do cabo, seja em função do diâmetro ou deste já estar conectado.

O Marcador Termoencolhível TLFX é utilizado para aplicações onde a marcação não pode ocupar espaço ou correr no cabo e oferece gravação de diversos símbolos e logotipos com excelente qualidade de impressão quando usado em conjunto com as linhas de impressoras térmicas da HellermannTyton. São identificadores de cabos com excelente resistência mecânica e boa resistência à solventes orgânicos e produtos para limpeza. Resistentes à baixas temperaturas, auto extinguíveis, altamente flexíveis e livres de halogênio, possuem uma taxa de contração de 3:1, que cobre uma grande variedade de cabos.

Outra opção é o Sistema de identificação CarryMark Slim, composto por luvas transparentes CMS e etiquetas não adesivas CMFS especialmente desenvolvidos para identificar fios e cabos em painéis elétricos.

Etiquetas autoadesivas para substituir placas de acrílico.
Etiquetas FOAM são uma excelente alternativa às placas de acrílico.

Já a Linha de etiquetas especiais FOAM é utilizada para identificação de botoeiras de 22 a 30mm de diâmetro, componentes elétricos (disjuntores, relés, chaves, etc), entre outros. As etiquetas são fornecidas em rolos nas cores branca e preta, autoadesivas. Produzidas em poliéster laminado espesso, resultam em um produto muito semelhante às plaquetas de acrílico ou PVC usadas atualmente nesse tipo de aplicação, mas com a vantagem de serem impressas no sistema de impressão térmico TT4030, TT430 (impressora e software), com linha de Ribbon TTRP (resina).

Pode ser que, para alguns eletricistas, a identificação de cabos não esteja no topo da lista de prioridades que define um projeto típico de construção de painel. Mas especialistas indicam que seria um erro não dar a devida atenção a esta área.

O melhor conselho é levar em consideração todos os seus componentes ao escolher os métodos de marcação corretos. Ao escolher os melhores materiais e métodos para cada aplicação, o construtor do painel pode ter certeza de que seu trabalho será apreciado pelo usuário final quando chegar a hora de realizar a manutenção ou atualização, momento em que conveniência e segurança têm alta prioridade.

#6

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *