outubro 19, 2020 / Soluções para Mercados e Indústrias

Como a gestão de fios e cabos pode reduzir o risco de contaminação na indústria farmacêutica

Como a gestão de fios e cabos pode reduzir o risco de contaminação na indústria farmacêutica

Em muitos setores, como o de saúde, químico e farmacêutico, o controle de contaminação e a pureza do ar são essenciais nos ambientes de produção. As salas limpas controlam o nível de poluentes ambientais presentes, como poeira, micróbios transportados pelo ar, partículas de aerossol e vapores químicos, que podem ter um impacto prejudicial nos produtos e processos.

O perigo da contaminação na produção deve estar sempre no radar dos gerentes de produção, já que pode afetar as vendas e a reputação de marcas consolidadas no mercado. Uma forma de evitar esse risco é ter um eficiente gerenciamento de fios e cabos nessas instalações, com a introdução de plásticos com teor de metal, reduzindo o risco de contaminação no ambiente de produção da indústria, sem a necessidade de recalls de produtos.

Plásticos com conteúdo de metal, como a linha de soluções de gerenciamento de fios e cabos detectáveis da HellermannTyton, permitem que o setor farmacêutico gerencie com segurança o cabeamento em áreas de pesquisa e de produção, pois podem ser encontrados por detecção magnética de metais e equipamentos de raio-X comumente usados pelas áreas de qualidade e controle de produção.

O perigo da contaminação

Os contaminantes podem ser gerados por pessoas, processos, instalações e equipamentos. Em equipamentos de manuseio automatizado, o fornecimento de energia e o sistema de gerenciamento podem ser geradores de partículas e um grande desafio de projeto. Até recentemente, tubos corrugados eram usados ​​para isolar totalmente o sistema de fornecimento de energia, que poderia incluir barramentos sensíveis, cabos de dados e fibra óptica, bem como ar e fluidos.

Uma contaminação pode resultar em perda de produto, paralisações da linha de produção, recalls de produtos, danos à reputação e prejuízos financeiros. Com a ampla popularidade das mídias sociais, uma única reclamação do consumidor pode se tornar viral, resultando em danos imediatos e às vezes irrevogáveis ​​a fabricantes.

Na HellermannTyton, estamos constantemente desenvolvendo novas ofertas de produtos para a gestão profissional de fios e cabos, inclusive dentro da nossa oferta de produtos detectáveis ​​para a indústria farmacêutica e também a de alimentos e bebidas. Essas soluções ajudam a mitigar o risco de materiais estranhos acabarem nos medicamentos, tornando-as um componente crítico de montagem para indústrias altamente reguladas em relação à contaminação durante seus processos produtivos.

Os materiais plásticos utilizados para confeccionar esses produtos são a Poliamida 6.6 (para abraçadeiras e bases de fixação) e Polietileno (para os organizadores de cabos), ambos impregnados com partículas de metal visíveis através dos raios-X e detectores magnéticos de metais, além dos produtos em aço inoxidável para resistência química e facilidade de limpeza.

Pesquisa e desenvolvimento

Spiral Tube detectável para a indústria farmacêutica e alimentícia.
Spiral Tube detectável para indústria farmacêutica.

O desenvolvimento dessa linha é o resultado de testes independentes realizados pela HellermannTyton sobre a detectabilidade de seus próprios produtos e os de outros fabricantes no mercado. A empresa descobriu que os principais produtos de marca, incluindo os seus próprios, eram facilmente detectáveis, enquanto as abraçadeiras mais baratas ficavam significativamente abaixo das diretrizes, sendo algumas delas completamente indetectáveis. Como diversos tipos de soluções de gerenciamento de cabos de plástico podem ser usados tanto ​​na linha de produção como em equipamentos instalados em áreas adjacentes aos processos de manufatura da indústria farmacêutica, a HellermannTyton reconheceu que cada aspecto do gerenciamento de cabos nesses ambientes precisava conter um alto teor de metal para ser detectável.

Como a primeira fabricante a produzir abraçadeiras especializadas e detectáveis, a HellermannTyton entendeu a demanda dos clientes, atuando como um parceiro de consultoria para ajudá-los a serem proativamente seguros e ainda assim altamente produtivos.

Abraçadeira MCT para uso nas indústrias alimentícia e farmacêutica.
Abraçadeira detectável MCT para a indústria farmacêutica.

Fabricadas na cor azul para fácil detecção visual, as abraçadeiras, fixadores e sistemas para proteção de fios e cabos possuem um alto pigmento metálico, o que significa que mesmo pequenas peças “cortadas” são detectáveis. A contaminação do plástico pode causar problemas em toda a cadeia de abastecimento, desde o fabricante, passando por atacadistas e varejistas até o consumidor final. Se não forem detectados antes de os produtos chegarem ao consumidor, os fragmentos de plástico podem desde simplesmente causarem desconforto como até provocarem asfixia ou laceração.

Também não podemos esquecer o impacto dos recalls, que podem ser astronômicos e incluem o custo de auditorias internas, produtos descartados e vendas perdidas, comunicações internas e externas relacionadas e, possivelmente, custos legais. E, é claro, também há danos à reputação a serem considerados. Para evitar o risco de tais problemas, é essencial que as soluções de gerenciamento de fios e cabos estejam em conformidade com os padrões da indústria, estabelecendo que qualquer componente de plástico usado em linhas de produção farmacêutica deve ter um conteúdo de metal detectável.

Alternativas mais baratas podem conter um elemento de metal, mas não serão tão detectáveis ​​quanto outras no mercado e, se fragmentadas, podem não ser detectáveis ​​se estiverem ocultas em um produto. É igualmente importante que terceiros que instalam cabos e produtos de gerenciamento de cabos estejam cientes desse requisito, caso contrário, uma alternativa mais barata pode sair caro.

#5

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *