julho 8, 2021 / Notícias da empresa, Soluções para Mercados e Indústrias

Check-List: o que considerar na amarração de cabos em painéis fotovoltaicos

Check-List: o que considerar na amarração de cabos em painéis fotovoltaicos

Inegavelmente a amarração de cabos em painéis fotovoltaicos tem se tornado um aspecto relevante, uma vez que o mercado de energia solar vem crescendo exponencialmente, nos últimos anos, em nosso país.

Um dos pontos que comprova isto é o crescimento na geração de empregos deste setor, que atualmente emprega cerca de 200 mil pessoas. Isto evidencia a necessidade de capacitação da mão-de-obra e o uso de produtos com tecnologia eficaz, para garantir o bom funcionamento dos painéis solares fotovoltaicos.

Apesar de um elevado investimento inicial, e um retorno financeiro de médio prazo, trata-se de uma das fontes alternativas mais promissoras do planeta. Desse modo tem conseguido grandes avanços, graças a aprovação de linhas de crédito que têm viabilizado a expansão do mercado de painéis solares fotovoltaicos.

Assim, instalar painéis fotovoltaicos tem exigido dos profissionais a utilização de produtos e equipamentos seguros.

Entenda como instalar corretamente as abraçadeiras para painéis solares fotovoltaicos

A HellermannTyton, sendo a maior empresa de fabricação de abraçadeiras no mundo, oferece produtos e soluções que ajudam a prevenir acidentes com painéis fotovoltaicos.

Por isso, sua extensa lista de opções de abraçadeiras, conta com modelos específicos para serem utilizados na instalação desses painéis solares.

Pensando em apoiar os instaladores na correta instalação das abraçadeiras em painéis solares, a HellermannTyton elaborou um Check-List sobre o que considerar na amarração de cabos em painéis fotovoltaicos. 

Confira agora mesmo o Check-List e entenda como especificar o modelo de abraçadeira correto, para determinado tipo de instalação.

1. Nunca faça a amarração dos cabos em formato “tipo oval”.

Nunca faça a amarração dos cabos em formato “tipo oval”.
A amarração “tipo oval” é um dos motivos mais comuns de falha prematura.

Esse tipo de amarração poderá se romper ao longo do tempo, como resultado dos movimentos provocados pela dilatação térmica e pelos ventos.

2. Jamais amarre os cabos próximos à borda metálica sem utilizar um produto adequado.

Há um grande risco de ocorrer um desgaste no revestimento dos cabos, podendo ocasionar curtos-circuitos e provocar um incêndio.

3. Utilize sempre clips de fixação.

Clip de fixação da Série LOC para gerenciamento de cabos em painel solar.
Utilize o clip da Série LOC para gerenciamento de cabos no furo de montagem do módulo solar.

Por exemplo, os modelos Clip de Fixação Fir Tree SC e LOC Series são os mais adequados para instalações fotovoltaicas. Eles não só cumprem o papel de fixação, como também permitem a amarração dos cabos, tudo isso em um único produto.

4. Instale sempre conexões do tipo Edge Clip para a amarração das abraçadeiras.

Conjunto de fixação com Edge Clip para gerenciamento de cabos fotovoltaicos.
Abraçadeiras com Edge Clip – o gerenciamento de cabos solares mais flexível do mercado.

Os modelos de Edge Clip Estabilizadas à UV e de Aço Inox MSC2, permitem a acomodação de um ou mais cabos, dispensando a perfuração da chapa. Assim, garantem que o isolamento do cabo fique intacto, além de não sofrer com as intempéries do tempo.

5. Cuidado redobrado com os cabos em instalações fotovoltaicas flutuantes.

Os cabos e conectores precisam contar com proteção e gerenciamento adequado para evitar, assim, a deterioração dos cabos que costumam ficar submersos.

6. Implemente pontos de fixação adequados para a quantidade de placas solares.

Efeito cascata causado pelo incorreto dimensionamento dos pontos de fixação.

Se acaso esses pontos não estiverem bem dimensionados e ocorrer uma falha em algum dos elementos de fixação, o efeito cascata será instantâneo e os prejuízos também.

7. Considere o uso de abraçadeiras especiais para painéis solares fotovoltaicos.

Primeiramente, é muito importante que as abraçadeiras sejam fabricadas com matéria-prima que suportem os raios UV (ultravioleta). Além disso deve-se considerar que elas não se deterioram com o movimento de estresse causado pelo rastreador solar e, por fim, que suportem as variações de temperaturas.

8. Evite bordas expostas, com arestas vivas ou afiadas.

Neste caso, os cabos poderão se romper e, como resultado, causar curtos-circuitos e falhas no aterramento.

9. Implemente sempre o gerenciamento de cabos adequado.

Lembre-se, se o correto gerenciamento de cabos não é implementado, o sistema solar poderá sofrer com alguns problemas como, por exemplo, peso de tração constante nas caixas de junção, que podem levar a necessidade de constantes manutenções.

10. Consulte sempre o Check-List sobre o que considerar na amarração de cabos em painéis fotovoltaicos.

Somente assim, você garantirá segurança para seu sistema de energia solar fotovoltaica.

Consulte a equipe da HellermannTyton especializada em soluções de gerenciamento de cabos para sistemas solares fotovoltaicos.

#48

Quanto você gostou desse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *